Ministério da Saúde vai liberar dados para o Conecta SUS

Diretor do Departamento de Informática do SUS destacou que iniciativa permitirá enxergar toda a trajetória do paciente dentro do SUS

Foto: Reprodução

O diretor do Departamento de Informática do SUS (Datasus), do Ministério da Saúde, Jacson Venâncio de Barros, e a coordenadora geral de Inovação em Sistemas Digitais, Juliana Zinader, visitaram nesta quinta-feira, 28, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, para conhecer o ambiente tecnológico e avaliar possíveis parcerias. Eles se reuniram com o secretário, Ismael Alexandrino, superintendentes e técnicos da Gerência de Tecnologia e Informação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

“Fiquei impressionado com o que vi aqui, pois há muitas pessoas (em outros locais) coletando dados, mas não transformando isso em informações acionáveis, para tomar decisões. O Datasus vai ajudar liberando informações, que estão no contexto da SES-GO, para aprimorar a construção desse grande painel de dados que a secretaria tem”, considerou Jacson.

Alexandrino, por sua vez, destacou que o alinhamento com o Ministério da Saúde possibilita que a secretaria tenha informações fidedignas que apoiarão a SES-GO na tomada de decisões assertivas, em intervalo de tempo menor. “Ao mesmo tempo que vamos ter acesso, na fonte, a dados liberados pelo Ministério da Saúde, em paralelo trabalharemos para integrar todos os nossos hospitais em uma plataforma única, o que nos permitirá enxergar toda a trajetória do paciente dentro do SUS, e não só pontualmente”, destacou.

Conecta SUS

O Conecta SUS funciona como espaço de monitoramento, online, das informações em saúde dos 246 municípios de Goiás. Isso torna possível aos técnicos desenvolverem ações e projetos de políticas de saúde para enfrentar os problemas que surgem no Estado, dando aos gestores a oportunidade de tomarem decisões cada vez mais rápidas e assertivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.