Carreta leva estações interativas com atividades de realidade virtual, peça de teatro e palestras gratuitas para despertar o interesse de crianças e adolescentes por áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que têm baixa representatividade feminina.

Realizada por Força Meninas, o projeto se constitui em uma carreta, com estações interativas para estimular a exploração, autorreflexão, aptidões para o futuro e criatividade por meio de realidade virtual. O evento promove também sessões diárias do espetáculo “Uma Janela Para O Mundo”.

Em sessões com visitação de cerca de uma hora, o público pode percorrer um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos: Pequeno Grande Mundo; Bússola de Carreiras; Futuro, Eu; Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro; e Mude o Mundo LAB.

Com inscrição gratuita e focada em crianças de 10 a 15 anos estudantes de escolas públicas, a iniciativa desperta curiosidade, engajamento e pertencimento nos participantes. A criação e a curadoria são de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.

Pelo Brasil e em Goiás

Crianças participando de experiência na estação Pequeno Grande Mundo durante a expedição de Força Meninas / 2024 | Foto: Divulgação

Entre os dias 25 e 27 de setembro, a cidade de Cristalina (GO) receberá a expedição itinerante Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Durante esses dias, crianças de 10 a 15 anos, alunos de escolas públicas e privadas, poderão participar gratuitamente das sessões realizadas na Praça da Liberdade.

Lá, serão realizadas palestras e oficinas imersivas, e será apresentada uma peça de teatro com histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência. A ideia é despertar a curiosidade e incentivar meninas em carreiras historicamente com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura-Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, mais patrocínios. Desde 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro já impactou mais de 60 mil estudantes de escolas públicas e neste ano deve alcançar 45 mil crianças e adolescentes.

No segundo semestre de 2024, a expedição já passou por Lagoa Nova e Currais Novos, ambas no Rio Grande do Norte, Camaçari na Bahia, Brasília (DF) e seguiu para Cristalina (GO), onde fica até o dia 27, sexta-feira. Ainda em Goiás, as seguintes cidades receberão a carreta: Caldas Novas (1 a 4 de outubro), Catalão e Itumbiara (ainda sem datas confirmadas)

Depois, na saída do Estado de Goiás, ainda percorreram as cidades de Barra do Garças (MT), Primavera do Leste (MT), Contagem (MG) e São Paulo (SP). As apresentações terão também transmissão em Libras, audiodescrição e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

“Uma Janela Para o Mundo”

Atrizes da Cia Radiante em apresentação teatral  | Foto: Divulgação

O espetáculo Uma Janela Para o Mundo conta a história de duas meninas inventivas e curiosas que vivem em anos diferentes. Luna está em 2024 e Estela em 1924. Insatisfeitas com suas realidades, ambas decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A máquina, porém, leva as duas para o laboratório de Celeste, localizado em algum lugar do tempo-espaço.

Nesse mundo mágico, as duas conhecem as histórias de mulheres reais que foram pioneiras nas áreas da ciência e da tecnologia. O encontro das personagens abre janelas para o público pensar em seus próprios mundos e proporciona à audiência a descoberta da história de mulheres que mudaram o mundo convidando a todos a assumirem o rumo de suas vidas.

Construída em parceria com a Cia Radiante (Antiga Cia. Realejo), a peça Uma Janela Para O Mundo é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2024 e Estela, em 1924 – e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.

As apresentações terão também transmissão em Libras, audiodescrição e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

Conheça as estações interativas do projeto:

Crianças participando de experiência imersiva na estação Bússola de Carreiras durante a expedição de Força Meninas / 2024 | Foto: Divulgação
  1. Pequeno Grande Mundo

Os estudantes terão a oportunidade de visualizar imagens em alta definição captadas por telescópios e microscópios. O objetivo é fazer com que conheçam e explorem os sistemas que existem na perspectiva micro e macro fazendo uma comparação entre o sistema solar em imagens no Telescópio Hubble e imagens capturadas por microscópios de alta definição, como de células humanas, vegetais, além de materiais como aço, etc.

Além disso, os alunos terão acesso às diferenças matemáticas das estruturas que estão analisando, como por exemplo: dimensão do Planeta Terra versus a dimensão de uma célula de sangue humano.

  1. Bússola de Carreiras

Os alunos colocarão a mão na massa e conhecerão o conceito de realidade virtual por meio de uma vivência de ambiente de trabalho. Usando óculos de realidade virtual, terão acesso a experiências que lhes permitirão vivenciar profissões como engenheira, astronauta, biomédica, piloto de avião e designer de animação.

  1. Futuro Eu

Futuro Eu é uma estação de arte participativa que explora os fundamentos daquilo que molda os estudantes como indivíduos. Um sistema visual utiliza composição de cores, linhas e grades para estimular os alunos a relacionarem escolhas cotidianas de vida e profissões que podem moldar o presente e o futuro.

O que me faz pensar, o que me faz feliz, o que me deixa triste, o que me faz querer mudar, o que é importante para mim? Cada uma destas perguntas é representada por um fio de cor diferente e pode ser respondida pela conexão de palavras relevantes.

No final, a cada sessão os participantes são convidados a criar uma colorida obra de arte que também será disponibilizada em formato digital no site da iniciativa.

  1. Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro

Nesta estação, os participantes ouvirão a história de quatro meninas inspiradoras premiadas pela Força Meninas e descobrirão como elas criaram soluções inovadoras em uma área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para mudar problemas que elas enxergaram no mundo.

Além disso, os alunos poderão enviar palavras que remetem a seus sentimentos e suas emoções nesta experiência. Ao final, as mensagens digitadas ou gravadas serão transformadas em um manifesto coletivo por inteligência artificial (IA), que também estará disponível no site aos interessados, quando terminar a expedição.

  1. Mude o Mundo LAB

As desigualdades sociais e a baixa representatividade de meninas e pessoas em situação de vulnerabilidade são uma realidade nas áreas STEAM. Para mudar essa situação os alunos são convidados a interagirem com as formas geométricas para a compreensão dos dados que mostram as diferentes realidades.

Ao final desta atividade, cada grupo de participantes criará um infográfico sobre o tema que escolheram em uma tela magnética. O objetivo é explorar conceitos matemáticos e dar visibilidade à promissora carreira de cientista de dados, além de promover reflexões sobre pensamento crítico e trabalho em equipe.

Crianças participando de experiência na estação Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro durante a expedição de Força Meninas / 2024 | Foto: Divulgação

Leia também:

Mulheres e Poder VII: Pesquisadoras de destaque incentivam meninas a se tornarem cientistas

“Criança não é mãe, estuprador não é pai”, diz ministra das Mulheres sobre caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

Jogos Olímpicos de Paris: Abram alas porque elas vão passar