Mais de 68 mil goianos recebem restituição do Imposto de Renda nesta segunda, 17

Segundo especialista, 50 mil pessoas em Goiás enviaram informações erradas. Confira como saber em que dia receberá restituição

Nesta segunda-feira, 17, a Receita Federal vai creditar o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2019. São mais de 68 mil goianos beneficiados, que serão restituídos em R$ 147,5 milhões no total.

Essa primeira liberação deu prioridade a idosos e deficientes. A consulta, por sua vez, está disponível desde segunda-feira, 10. No site da receita é possível conferir quem terá o direito agora, mas, ainda assim, é possível visualizar em que lote o contribuinte será restituído.

De acordo com o consultor contábil Cássius Pimenta, o valor é corrigido pela taxa Selic e, portanto, pode ser alterado ao longo dos meses. Ele também explica que, caso a restituição não caia na conta no dia esperado, é possível procurar a Receita para averiguar se houve algum erro ou se caiu na malha fina.

Cronograma

Segundo o consultor, 50 mil goianos enviaram informações erradas neste ano. O que pode empacar o recebimento da restituição. As datas são: 

1º lote – 17 de junho

2º lote – 15 de julho

3º lote – 15 de agosto

4º lote – 16 de setembro

5º lote – 15 de outubro

6º lote – 18 de novembro

7º lote – 16 de dezembro

Na hora de decidir o que fazer com o dinheiro restituído, Cássius recomenda que se considere sua realidade financeira. Se está com as contas em dia, comprar algum bem ou fazer um investimento são as melhores opções, mas se o contribuinte está devendo, é melhor resolver a situação financeira ou tentar pagar parte da dívida para não sofrer no futuro até mesmo com a negativação do nome.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.