Maioria dos brasileiros é contra armamento da população, mostra pesquisa

Segundo Datafolha, 56% dos entrevistados disseram ser contrários ao porte legal estendido a todos os cidadãos 

Protesto na Câmara dos Deputados contra a revogação do Estatuto do Desarmamento| Foto: Antonio Araújo

A maioria dos brasileiros é contra a liberação de armas de fogo a todos os cidadãos. É o que mostra a mais recente pesquisa Datafolha sobre o tema, divulgada nesta segunda-feira (8/1).

Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados rechaçou a ampliação do porte legal, hoje restrito a uma pequena parcela da sociedade. O índice, no entanto, é menor que o registrado em setembro de 2014, quando 62% se disseram contrários.

Já os que apoiam a liberação subiram de 35%, há três anos, para 43% em 2017. Esse grupo é composto majoritariamente por homens, moradores de municípios com menos de 500 mil habitantes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de novembro do ano passado, com 2.765 pessoas em 192 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Estatuto 

Com a crise econômica e a instabilidade política dos últimos anos, propostas para revogação do Estatuto do Desarmamento — lei que regula o comércio e o porte de armas de fogo no país — voltaram à pauta do Congresso Nacional.

Uma delas, de autoria do senador goiano Wilder Morais (PP), propõe um plebiscito no mesmo dia das eleições deste ano para decidir o futuro do estatuto, em vigor desde 2003.

No plebiscito, pelo projeto do senador, o cidadão responderia “sim” ou “não” a três perguntas. A primeira seria: “Deve ser assegurado o porte de armas de fogo para cidadãos que comprovem bons antecedentes e residência em área rural?”. A segunda: “O Estatuto do Desarmamento deve ser revogado e substituído por uma nova lei que assegure o porte de armas de fogo a quaisquer cidadãos que preencham requisitos objetivamente definidos em lei?” A terceira, quase idêntica à anterior, substitui apenas “o porte de armas” por “a posse de armas”.

4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Matheus

Mentira

Irapuan Costa Junior

O jornal está reproduzindo uma reportagem viciosa da Folha de São Paulo. A Folha promoveu pesquisa com pergunta capciosa, para alcançar o resultado almejado pelos desarmamentistas, pela esquerda radical, que quer o total controle social pelo Estado, começando pelo desarmamento. Se me perguntam; “todos devem portar armas?”, eu, que sou visceralmente contra o Estatuto do Desarmamento, vou responder que não. Devem portar armas os corretos e com capacidade para manejá-las. Por aí se vê como uma pesquisa pode ser manipulada.

Ricardo

Seu jornal e contra o arm da população e não a maioria da população!

Jaime

Pesquisa mentirosa e distorçida na pergunta que ja obriga a pessoa inteligente responder o não