Kátia Abreu alfineta Serra no Twitter: “Pagou mico no México”

Senadora não citou nomes, mas internautas entenderam referência ao ministro e fizeram graça com comentário

Foto: reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

A senadora e ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu (PMDB-TO) se tornou, na manhã desta quinta-feira (28/7) um dos assuntos mais comentados no Twitter após publicar um post em referência à viagem do ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), pelo México.

Durante a sua passagem pelo país, Serra disse à secretaria de Relações Exteriores mexicana, Claudia Ruiz Massieu, que o México era um perigo para os políticos homens no Brasil, já que naquele país quase metade dos senadores são mulheres.

Em uma indireta ao ministro, Kátia Abreu – que já teve um desentendimento com Serra – afirmou que “Quem fala o que quer ouve o que não quer. Pagou mico no México”. Só isso bastou para deixar o nome da ex-ministra entre os mais comentados no micro-blog.

tts

Entre os comentários, muita gente concordou com a senadora. “Kátia Abreu é o alívio cômico involuntário (e não é uma crítica, ela tá certíssima)”, escreveu uma usuária. A maior parte dos usuários fez graça com a declaração de Kátia Abreu, fazendo menção ao episódio em que ela jogou uma taça de vinho no senador licenciado José Serra após um comentário machista. Houve ainda comentários do tipo”Dilma rainha, Kátia Abreu princesinha” e “Como não amar o tweet da Kátia Abreu?”.

Houve ainda quem questionasse o fato de o twitter dar razão à ex-ministra.

tweet 1

Reprodução/Twitter

 

O caso

Em viagem ao México, nesta semana, o ministro das Relações Exteriores, José Serra “alertou” a Claudia Ruiz Massieu sobre o “perigo” que o grande número de mulheres na política do país representava. “Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo, porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres”.

De acordo com a Agência France-Presse, o ministro ainda reforçou o convite aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, mas acrescentou ” “quero muito que você vá, mas será um perigo porque chamará a atenção para este assunto”, fazendo referência à participação feminina na política mexicana.

O comentário repercutiu negativamente no Brasil e Serra se defendeu, afirmando que saiu do México aplaudidíssimo. “Estão dizendo que dei uma declaração machista no México? Mas a minha fala lá foi um sucesso estrondoso! Saí de lá aplaudidíssimo. Eu podia até me candidatar no México. Fiz uma declaração elogiosa às mulheres mexicanas”, afirmou o ministro ao voltar ao Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.