Juiz suspende provisoriamente validade de concursos públicos realizados em Goiás
22 outubro 2019 às 09h56

COMPARTILHAR
Advogado argumentou com base em acordo firmado entre Poderes em decorrência das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado

Na última segunda-feira, 21, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia determinou a suspensão provisória de todos os concursos que estejam em plena validade no Estado. A decisão do magistrado foi tomada com base no pedido do advogado Otávio Alves Forte que lembrou o juiz sobre um acordo celebrado entre o Executivo, Legislativo e Judiciário em decorrência das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado.
Segundo o portal de notícias Rota Jurídica, no acordo firmado entre as partes, decidiu-se pela não realização de nomeações decorrentes de aprovações em concurso público até junho de 2020. A determinação atinge cerca de 500 candidatos já aprovados.
O advogado destacou também que, devido a situação enfrentada, deixar com que os concursos já realizados caduquem seria ofensivo ao princípio da eficiência previsto na Constituição Federal. Em justificativa, o jurista argumenta também que isso poderia gerar um gasto desnecessário dos recursos públicos, haja vista que seria necessária a realização de novos certames.
Na decisão, o magistrado destaca que não há ofensa à discricionariedade. “Visto que não se está determinando a nomeação e posse, mas a suspensão provisória de todos os concursos que estejam em plena validade, enquanto perdurar o fato criado pelos Poderes e instituições do Estado, qual seja a suspensão de nomeações”.
O portal de notícias destacou ainda que os concursos mencionados na ação popular foram os realizados pelo Procon, Secretaria da Educação, Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional Eleitoral e Secretaria da Economia.