Programa oferece financiamento de mensalidades em faculdades particulares de todo o país

Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre inscrição para o novo processo seletivo a partir desta terça-feira, 28. Os estudantes interessados em pleitear o programa terão até a sexta-feira, 31, para se candidatarem.

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos em instituições de educação superior particulares que participam do programa. As inscrições desta semana irão valer para início do financiamento no segundo semestre deste ano, com previsão de divulgação dos resultados no dia 4 de agosto.

Pelo cronograma, o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será do dia 4 até 6 de agosto.

Lista de espera

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. O prazo de convocação por meio da lista de espera é do dia 4 até às 23h59 de 31 de agosto.

Requisitos

Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e que tenha alcançado média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. (Com informações da Agência Brasil)