Tratamentos faciais para manter a juventude são uma febre entre famosos e pessoas comuns. Um desses tratamentos que está sendo utilizado é a injeção de esperma de salmão no rosto. Os “tratamentos polinucleotídicos” ajudam a estimular a produção de vasos sanguíneos, colágeno e queratinócitos.

Entre as pessoas mais famosas que já realizaram o tratamento estão Kim Kardashian e Jennifer Aniston. Kim assumiu ter feito o tratamento durante um episódio de seu programa, o The Kardashians. Na ocasião, a influenciadora disse à mãe, Kris Jenner: “Fiz um tratamento facial com esperma de salmão”. Então, para esclarecer: “Com esperma de salmão injetado no meu rosto”.

Aniston, por sua vez, afirmou ter feito o tratamento em 2023, em entrevista ao Wall Street Journal. A atriz disse que fez o tratamento por recomendação de sua esteticista. A principal pergunta feita por ela foi: “Como você obtém esperma de salmão?” A atriz disse que não tinha certeza se o procedimento “fez alguma coisa”.

Ao The Guardian, o cirurgião plástico facial Richard Westreich, afirmou que “os polinucleotídeos são basicamente pequenos fragmentos de DNA e RNA”. Esse tratamento “ajudam a formar novas células da pele. Tudo isso dá à pele uma aparência mais espessa, saudável e hidratada. É basicamente um reforço geral da pele”, afirma.

Segundo o médico, o tratamento existe na Europa e na Coreia desde aproximadamente 2015. “Lá, a fórmula é geralmente injetada na pele. Nos EUA, no entanto, o FDA ainda não aprovou o uso de polinucleotídeos para injeções (o que significa que Kardashian pode ter feito seu tratamento no exterior). Em vez disso, os provedores dos EUA geralmente aplicam fórmulas de polinucleotídeos na pele dos pacientes após um tratamento de microagulhamento, para aumentar a absorção.

Dependendo do local, um tratamento do tipo custa cerca de US$ 500.

Leia também

Universidades importam corpos congelados dos EUA para cursos de harmonização; entenda