Um novo horizonte surge nos tribunais de justiça nos EUA. Pela primeira vez, direitos autorais nas plataformas digitais será tópico será tópico de discussão. Isso ocorre após a influencidadora Sydney Nicole Gifford apresentar, em abril, uma petição de 60 páginas com supostas evidencias que evidenciam o plágio.

O documento entregue para a corte do Texas acusa Alyssa Sheil, outra criadora de conteúdo digital, de copiar a estética ‘sad beige’ nas redes sociais. O julgamento não tem data prevista até o momento, mas deve ocorrer no começo de 2025.

Dessa forma, entre as evidências, está: o uso de roupas da mesma tonalidade, acessórios, poses e enquadramentos fotográficos semelhantes. Conforme ,s advogados de Gifford, por postar conteúdos parecidos, Sheil pode responder por:

  • Leis de Direitos Autorais;
  • Apropriação indevida;
  • Interferência sobre relações de negócios;
  • Enriquecimento indébito; e
  • Práticas injustas de comércio e competição

A defesa de Alyssa alega que os conteúdos foram “desenvolvidos independentemente”.

O que é Sad Beige?

De acordo com o dicionário Cambridge, se trata de um termo que faz referência à vestimentas em cores neutras, especialmente o marrom.

Originalmente, a estética surgiu entre mães e pais para compor o guarda-roupa de seus filhos. Entretanto, nfluenciadores que buscam um estilo comedido, sóbrio e minimalista transformaram o estilo em moda.

A hashtag #sadbeige tem mais de 12 mil postagens apenas no Instagram.

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