Influenciadoras disputam na justiça qual delas é a mais ‘básica’
05 janeiro 2025 às 09h54
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Um novo horizonte surge nos tribunais de justiça nos EUA. Pela primeira vez, direitos autorais nas plataformas digitais será tópico será tópico de discussão. Isso ocorre após a influencidadora Sydney Nicole Gifford apresentar, em abril, uma petição de 60 páginas com supostas evidencias que evidenciam o plágio.
O documento entregue para a corte do Texas acusa Alyssa Sheil, outra criadora de conteúdo digital, de copiar a estética ‘sad beige’ nas redes sociais. O julgamento não tem data prevista até o momento, mas deve ocorrer no começo de 2025.
Dessa forma, entre as evidências, está: o uso de roupas da mesma tonalidade, acessórios, poses e enquadramentos fotográficos semelhantes. Conforme ,s advogados de Gifford, por postar conteúdos parecidos, Sheil pode responder por:
- Leis de Direitos Autorais;
- Apropriação indevida;
- Interferência sobre relações de negócios;
- Enriquecimento indébito; e
- Práticas injustas de comércio e competição
A defesa de Alyssa alega que os conteúdos foram “desenvolvidos independentemente”.
O que é Sad Beige?
De acordo com o dicionário Cambridge, se trata de um termo que faz referência à vestimentas em cores neutras, especialmente o marrom.
Originalmente, a estética surgiu entre mães e pais para compor o guarda-roupa de seus filhos. Entretanto, nfluenciadores que buscam um estilo comedido, sóbrio e minimalista transformaram o estilo em moda.
A hashtag #sadbeige tem mais de 12 mil postagens apenas no Instagram.
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