Governo refaz projeto, retoma obra e entrega Hospital Estadual de Águas Lindas

17 junho 2024 às 13h21

COMPARTILHAR
Após quase duas décadas de espera, o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho foi inaugurado em Águas Lindas nesta segunda-feira, 17. A cerimônia contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Com 16 mil m² e 164 leitos, incluindo 40 de UTI, a unidade promete atender 1,2 milhão de pessoas de 31 municípios.
O hospital dispõe de maternidade, bancos de sangue e leite, além de equipamentos modernos para exames. A gestão será feita pela organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, sob supervisão estatal.“Quando assumi o governo, o Entorno não tinha nenhum leito de UTI e nem hospital estadual. Hoje tem em Luziânia, Formosa e Águas Lindas. Três grandes hospitais com estrutura de média e alta complexidade”, salientou Caiado.
O governador percorreu as instalações do Hospital de Águas Lindas, no setor Parque da Barragem, e atestou o bom funcionamento, com realização de consultas, exames e internações. A obra, que custou R$ 157 milhões do Tesouro Estadual, possui quase o dobro do tamanho previsto no projeto original, com 16 mil metros quadrados de área construída e estrutura para 22 consultórios, 164 leitos, sendo 40 de UTI’s, entre estes, 20 com suporte para atender bebês e crianças.
Localizado em uma região populosa, a unidade de saúde deve beneficiar mais de 1,2 milhão de habitantes de 31 municípios da macrorregião Nordeste e Goiás. “Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população”, classificou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao parabenizar a gestão Caiado pela entrega da unidade.
O hospital terá urgência e emergência e conta com maternidade, bancos de sangue e de leite; e equipamentos para exames como tomografia, ressonância magnética e raio-x. A abertura dos leitos será gradual, com previsão de entrar em atividade plena até agosto. Nesta manhã, cinco pacientes estavam internados e cerca de 160 consultas agendadas.
O titular da Secretaria de Saúde, Rasível dos Santos, lembrou que o hospital começou a funcionar na véspera da inauguração. “Ontem internamos o primeiro paciente. Um agricultor, por causa de pneumonia”, contou, antes de ressaltar que os serviços necessitam de regulação. A gestão será realizada pela organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, sob fiscalização do Estado.