Estado deve o resultado a campanhas e investimentos na área. Tempo de espera na fila por transplante reduziu em 50%

Luzia Maria Preda (transplantada) com o marido, Valdivino Barros | Foto: Secom/Governo de Goiás
Em Goiás, a fila de espera para transplante de órgãos passou a caminhar mais rápido em outubro. A informação foi divulgada pelo Governo Estadual nesta segunda-feira, 11. No balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram 31 transplantes de rins registrados durante o mês, média de um por dia.
O saldo positivo é 121% maior que o mesmo período do ano passado, quando o Estado registrou 14 transplantes. Segundo o relatório, somando agosto, setembro e outubro deste ano, 81 pessoas receberam um novo rim. Comparado ao período do ano passado, o aumento foi de 107%.
Para a gerente da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO), Katiúscia Christiane Freitas, os dados são reflexo dos investimentos do Governo estadual na área da saúde. “Neste ano já realizamos 67 campanhas e capacitações sobre o processo de doação de órgãos e transplantes, sensibilizando pelo menos quatro mil pessoas diretamente”, detalha a gestora.
Na prática, o maior número de transplantes significou redução no tempo de espera na fila pelo órgão, quase 50% em relação aos anos anteriores.
Deixe uma resposta