Governo de Goiás divulga calendário de pagamento do IPVA com desconto; veja datas
21 dezembro 2024 às 17h35
COMPARTILHAR
O calendário de pagamento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, de 2025 assim como a tabela FIPE, usada na avaliação dos carros usados para cálculo do imposto, foram apresentados foram divulgados pela Secretaria da Economia de Goiás. Os dois documentos estão disponíveis no site da pasta e foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).
LEIA TAMBÉM
Sefaz anuncia redução do IPVA para 2019
Liminar suspende IPVA para carro apreendido
O auditor fiscal e gerente de ipva, Jorge Arêas, apresentou as mudanças e destacou o desconto de 8% no pagamento da parcela única a ser quitada em 15 de janeiro de 2025 para todos os finais de placas. O desconto de 2024 foi menor, de 7%.
Quem preferir parcelar o imposto vai pagar a primeira parcela também no dia 15 do próximo mês, independente do final da sua placa. Até este ano o calendário previa datas distintas para o pagamento ao longo do ano. Agora a escolha recaiu no dia 15 para “facilitar a memorização do contribuinte”, pontua Jorge.
O calendário de 2025 começa no dia 15 de janeiro e se estende até outubro. Quando a data cair no final de semana, o motorista pode pagar no primeiro dia útil seguinte. Para as placas com finais 1 e 2 será permitido o pagamento do IPVA em nove parcelas.
Para as placas de finais 3 a 0 serão dez parcelas. A distinção ocorre por que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define setembro como prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos para os veículos com finais 1 e 2 em todo o País.
Diferenças
Os valores do IPVA em relação ao do ano em vigor terão poucas diferenças, pois a tabela FIPE registra redução média de preços de – 0,35% nos veículos usados. Camionetas e utilitários terão redução média de -3,38%, automóveis -1,76%. Para os caminhões haverá reajuste de 3,81%.
Goiás tem frota de 4,8 milhões de veículos em circulação, mas nem todos pagam o IPVA. Existem isenções para PCD (Pessoa com Deficiência) – cerca de 12 mil pessoas utilizaram o benefício em 2024; veículos com mais de 15 anos não pagam- cerca de 2,5 milhões de veículos.
Também existe redução do imposto à metade para carros populares (veículos até mil cilindradas e motocicletas até 125 cc) e descontos para participantes do programa Nota Goiana, que variam de 5% a 10%. Assim, a frota tributável atinge 2 milhões de veículos. A arrecadação prevista em 2025 é de R$ 3,6 bilhões.