Governo de Goiás cria plataforma para transparência de gastos no combate ao coronavírus

Além de informações epidemiológicas, o CoronaTransp disponibiliza todos os dados das contratações com detalhamento de valores, pesquisas de preços e cópias de contratos

Para garantir que a população goiana tenha acesso a todas as informações referentes aos gastos realizados pela gestão estadual no combate ao coronavírus, a Controladoria-geral do Estado criou o CoronaTransp (www.transparencia.go.gov.br), que é mais uma ferramenta da política de transparência do Governo de Goiás.

A plataforma CoronaTransp é dividida em duas partes. Na primeira, fornece informações epidemiológicas, com perfil da doença, dos pacientes e os dados demográficos. Na segunda, mostra todos os dados das contratações, que é o detalhamento com valores, pesquisas de preços e cópias de contratos.

“Tudo que o cidadão ou órgão de controle precisa está disponível no site. É a chamada transparência ativa, em que o Estado se antecipa, se propõe e dispõe todas as informações para aqueles que querem fazer o acompanhamento”, explica o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.

O controlador-geral lembra que Goiás está no topo de dois dos principais medidores de transparência nos gastos em relação ao coronavírus. O Estado atingiu a pontuação máxima, de 100 pontos, e ocupa a primeira posição no ranking nacional da Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia os dados referentes ao índice de transparência da Covid-19 nos portais e sites dos governos estaduais e federal.

Também ficou na terceira colocação com avaliação “ótima” pelo ranking da Transparência Internacional/Brasil em relação à transparência sobre contratações emergenciais para combate à Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.