Governador recebe tocha olímpica em Corumbá de Goiás

Chama dos Jogos Olímpicos passa por três cidades nesta quarta-feira (4/5), quando passa a noite em Anápolis, em um percurso que inclui 15 municípios goianos até sábado (7)

Autoridades e primeiro participante do revezamento da tocha olímpica recebem símbolo dos jogos no Salto de Corumbá | Foto: Eduardo Ferreira

Autoridades e primeiro participante do revezamento da tocha olímpica recebem símbolo dos jogos no Salto de Corumbá | Foto: Eduardo Ferreira

A tocha olímpica chegou a Goiás nesta quarta-feira (4/5), Estado pelo qual a chama dos Jogos passará por 15 cidades. Depois de Brasília (DF), o revezamento do fogo que simboliza a competição atlética mais antiga do mundo iniciou seu percurso em solo goiano na cidade de Corumbá.

Mais de 300 cidades brasileiras receberão a tocha olímpica até a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, no Rio de Janeiro, que acontece em 5 de agosto. As Olimpíadas do Rio serão disputadas entre 5 e 21 de agosto e as Paralimpíadas de 7 a 18 de setembro. Em Corumbá, o governador Marconi Perillo (PSDB) acompanhou a chegada da chama da competição ao Estado.

“É a primeira e talvez a única vez que o Brasil terá oportunidade de sediar uma Olimpíada. Estamos muito felizes porque Goiás é o primeiro Estado, depois da capital federal, a receber a tocha olímpica. Estamos aqui nessa belíssima paisagem do Salto de Corumbá e eu vou percorrer também algumas cidades acompanhando. O esporte une a todos no mundo, principalmente nos momentos de dificuldades. É o esporte que integra as nações e supera rivalidades”, destacou Marconi.

O tucano se disse honrado por participar de “um momento único na história do Brasil” ao recepcionar a chegada da tocha olímpica no Salto de Corumbá. A partir de lá, a chama das Olimpíadas seguiu para a Praça Matriz de Corumbá, com revezamento feito por oito pessoas da cidade.

A população de Corumbá acompanhou nas ruas a passagem da tocha pela cidade. O tucano lembrou que prefeituras e o governo de Goiás trabalharam para que os goianos participassem dessa festa que antecede os Jogos Olímpicos do Rio.

De Corumbá, a tocha seguiu para Pirenópolis, onde foi recebida e escoltada por cavaleiros mouros e cristão que participam das cavalhadas do município, uma tradição cultural e religiosa da cidade que completa 190 anos de realização em 2016.

Marconi e a primeira-dama Valéria Perillo, que é de Pirenópolis, acompanharam o revezamento da tocha olímpica pela cidade até a Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Os cantores sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano participaram do trajeto e levaram a chama das Olimpíadas até a praça.

Pelo Twitter, a chama olímpica comentou o “encontro” com os cantores goianos:

E teve declaração de Zezé Di Camargo pela tocha olímpica:

A tocha olímpica será levada para Anápolis ainda nesta quarta-feira, de onde seguirá na quinta-feira (5) para Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia. Na Sexta (6), o símbolo das Olimpíadas passa por Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas.

No sábado (7), a tocha deixa Goiás com revezamento nas cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira antes de chegar a Minas Gerais. No dia 5 de agosto, data que marca o início dos Jogos Olímpicos de Verão do Rio 2016, a chama olímpica chega à capital carioca. (Com informações do Gabinete de Imprensa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.