Goiás vai distribuir vacina da Janssen para 24 municípios. Veja quais os contemplados

Em função do curto prazo de validade dessa remessa, os municípios deverão obrigatoriamente aplicá-las até a data de 27 de junho e não há indicação para uso em grávidas

Vacina Janssen foi aprovada para uso emergencial no Brasil | Foto: Divulgação

Com a chegada de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen no Brasil nesta terça-feira, 22, o estado de Goiás aguarda divisão do quantitativo de doses a serem destinadas aos goianos por parte do Ministério da Saúde. Com relação a distribuição, inicialmente apenas municípios com mais de 50 mil habitantes serão contemplados com o imunizante, que diferente das demais vacinas é de dose única.

Anteriormente era esperado cerca de 93.800 doses da Janssen. Os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí, Caldas Novas, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Goianésia, Mineiros,  Cristalina, Inhumas, Jaraguá e Quirinópolis devem ser os contemplados em Goiás.

Em relação a logística da aplicação, foi decidido que em função do curto prazo de validade dessa remessa, os municípios contemplados deverão obrigatoriamente aplicá-las até a data de 27 de junho e não há indicação para uso em grávidas.

Segundo documento que define as regras de distribuição, à medida que os técnicos de salas de vacina e da rede de frio dos municípios forem sendo capacitados, e com a chegada de novas remessas dessa vacina, a distribuição será ampliada aos demais municípios de Goiás. O imunizante da Janssen tem eficácia de 66% contra casos moderados e graves e de 85% contra casos graves da Covid-19.

Resposta SES-GO

A previsão inicial repassada pelo Ministério da Saúde é de aproximadamente 90 mil doses da vacina, a serem distribuídas aos 24 municípios acima de 50 mil habitantes no Estado. No entanto, é preciso aguardar a confirmação desse montante, e se tais doses virão de uma vez só ou parceladamente, bem como definições de dia e horário de chegada. 

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás​

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.