Goiás registra queda nos índices de violência. Veja números

Dados foram apresentados nesta quarta-feira (12) pelo governador José Eliton (PSDB)

Foto: Divulgação

O Balanço de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública, apresentado nesta quarta-feira (12), demonstrou uma queda nos índices de violência no Estado, mas, principalmente, no número de homicídios e roubos. Além disso, os dados apontam que 18 quadrilhas especializadas em roubos a bancos, nas suas várias modalidades, foram desarticuladas pelo Grupo Antirroubo a Bancos, Batalhão de Rotam, Comando de Operações de Divisas e Batalhão de Choque.

O governador Zé Eliton falou da redução dos índices de criminalidade em Goiás durante a apresentação do Balanço de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública no auditório da Fundação Tiradentes.  “Os resultados são fruto de muito trabalho e dedicação de cada policial Civil, Militar, bombeiro e técnico. Ninguém fica nos quartéis parado, os policiais têm trabalhado muito”, disse. Na ocasião, também foi informada a entrada em operação do Sistema de Comunicação por Rádio Digital, que vai complementar o trabalho do Observatório de Segurança no monitoramento dos índices.

De acordo com o balanço, os homicídios caíram 13,41% e as tentativas de homicídio em 23,44%. Os roubos a veículos caíram 32,42%, o mesmo crime realizado em comércios demonstrou uma queda de 46,77% e os roubos a residências caíram em 37,22%. O balanço técnico foi apresentado pelo Tenente Coronel Geyson Borba, mostrando que houve uma redução de aproximadamente 50% nos roubos em toda a rede de ônibus. Analisando o Eixo Anhanguera, a redução dos indiciadores criminais atingiu 79%.  “Tivemos também uma redução de mais de 80% nos indicadores de roubo e furto de veículos na capital. Os roubos a transeuntes, veículos, comércios e residências estão com redução de 30% a 40%”, disse.

Zé Eliton exaltou Goiás como um estado que busca ofertar serviços de qualidade. “Nós temos hoje um Estado que se destaca no âmbito nacional por diversos serviços públicos de qualidade. Cito a Segurança Pública, a Educação, os hospitais da rede estadual aprovados por mais de 90% de seus usuários. Somos campeões em geração de empregos. O Estado é o segundo que mais recebe imigrantes do Brasil inteiro, e quem vem para Goiás não quer sair”, assegurou.

O programa anunciado na ocasião deve promover a integração das forças, de acordo com o Borba, principalmente, o incentivo e o aperfeiçoamento da inteligência e a manutenção da redução de todos os indicadores que foram atingidos em 2018. “São destaques desse monitoramento a redução dos roubos e furtos de veículos na capital do estado que, em 2015, somavam, em média, 832 casos por mês. Em agosto de 2018, os roubos e furtos de veículos em Goiânia somaram 161 casos, uma redução de mais de 80%, ou seja, caímos de 27 veículos roubados por dia para cinco”, pontuou o Tenente Coronel.

O Secretário de Segurança Pública Irapuan Costa Jr. também falou durante o evento. “Muito obrigado governador Zé Eliton pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Segurança Pública quando o senhor a comandou, e agora como governador do Estado,” ressaltou.

Zé Eliton também destacou o trabalho da polícia nessa redução. “Goiás reduziu 11 dos 12 indicadores de violência. Esse é um grande resultado. E é isso que importa para a população, quando você observa os números de redução de furtos e roubos do Eixo Anhanguera e nos demais terminais de desembarques de passageiros no transporte coletivo, via de regra são crimes difíceis, porém, a polícia está atuando no roubo de veículos, roubo a comércio e em todos os indicadores com redução significativa. Isso mostra que estamos no caminho certo”, sentenciou.

Os dados do Observatório de Segurança Púbica foram apurados entre 1º de Janeiro a 31 de Agosto deste ano no comparativo ao mesmo período do ano passado. O único índice que aumentou foi o de casos de estupros, com um aumento de 5,2%. Os latrocínios caíram 8,82%. Além disso, em Goiânia, em agosto, foram registrados 22 homicídios, menor número desde 2006.

Deixe um comentário