Goiânia não registrou nenhuma morte por dengue no ano de 2021
07 julho 2021 às 15h37
COMPARTILHAR
Secretaria Municipal de Saúde acredita que a baixa na notificação de casos da doença se deve à sobrecarga que o sistema de saúde vem enfrentando por conta da pandemia de coronavírus
Goiânia ainda não apresentou nenhum óbito causado pela dengue em 2021. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). Em um comparativo com o período de janeiro a junho de 2020, o número de casos notificados da doença no mesmo período deste ano caiu cerca de 51%.
Segundo a SMS, a pandemia de Covid-19 vem afetando o monitoramento de doenças como dengue, zika e chikungunya, por exemplo. Isso acontece porque as equipes técnicas dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Controle de Infecções, estão sobrecarregadas devido às altas taxas de infecção por Covid-19. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que muitos pacientes que procuraram unidades de atendimento apresentando sintomas de dengue, acabavam sendo coinfectados pelo vírus da Covid-19 também, apresentando as duas doenças e gerando uma subnotificação da primeira doença em questão.
Até o presente momento, as regiões de Goiânia que mais apresentam incidência de casos de dengue são: região Noroeste, com cerca de 94,3 casos a cada 100 mil habitantes; região Oeste, com 57,2 casos a cada 100 mil habitantes e região Sudoeste, com 39 casos para o mesmo espaço amostral citado anteriormente.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma ainda que mesmo não registrando nenhum óbito pela doença e notificando apenas cerca de 5.900 casos da dengue no ano de 2021, a situação da capital goiana no que tange ao vírus em questão é de alerta, apontando para o fato de que os cidadãos devem se ater à remoção de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Outras arboviroses
Ainda de acordo com a SMS, outras arboviroses como a chikungunya, zika e a febre amarela também estão sendo monitoradas. Até a última semana do mês de junho, haviam sido confirmados 17 casos de chikungunya em Goiânia, dos quais 16 foram originados dentro da própria capital e 1 veio de outra cidade. No ano de 2020, nenhum caso da doença em questão foi confirmado no município. Quanto ao que tange à zika e à febre amarela, a capital não registrou nenhum caso da doença no ano de 2021.