Secretário de Trânsito diz que processo está avançado, mas não há previsão para implantação

Área Azul na Avenida Minas Gerais, em Campinas | Foto: reprodução/ GoogleMaps

O titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, confirmou ao Jornal Opção que o sistema de cobrança de estacionamento rotativo nas ruas de Goiânia deve ser expandido para várias regiões ainda em 2018.

A chamada “Área Azul”, atualmente restrita ao Centro e à Campinas, passa por estudo de reformulação e será utilizada pela atual gestão como uma forma de “fortalecer o comércio”.

“Estamos produzindo um termo de referência para poder lançar o edital, ou seja, a concorrência, para as empresas participarem. Devemos expandir para Goiânia como um todo, em todos os polos onde existe grande concentração de veículos”, explicou o secretário.

Entre alguns pontos citados para a expansão estão a Região Noroeste e os setores Marista e Oeste.

No final do ano passado, Santana havia dito à reportagem que o número de vagas rotativas passaria de 2 mil para 20 mil, mas não detalhou como seria feita a expansão.

Atualmente, a Área Azul funciona em Campinas e no Centro e cobra uma taxa de R$1,50 para o período de uma hora e de R$ 2,50 para duas horas.

Parquímetro

Regulamentada em lei municipal, a implantação de parquímetros (equipamentos eletrônicos de cobrança de estacionamento) não deve sair do papel. O ex-secretário da SMT, Felisberto Tavares, já havia descartado a proposta antes de deixar a pasta.