O agora ex-candidato a vereador em Morrinhos, Paulo Roberto de Morais Candido, o Paulinho do Helenês, desistiu de sua candidatura para apoiar Rogério Troncoso. A renúncia foi assinada pelo candidato nesta quarta-feira, 25.

O pai de Paulo é o ex-governador de Goiás Helenês Cândido. Ele foi governador de Goiás entre 24 de novembro de 1998 e 1 de janeiro de 1999. Ele foi sucedido por Marconi Perillo. Helenês morreu em 2021 aos 86 anos, vítima da Covid-19.

Esse é o quinto pleito que Paulinho do Helenês concorreu. Ele foi candidato a vereador em Morrinhos em 2012, 2016 e 2024, e candidato a deputado estadual em 2014 e 2018.

O filho de Helenês Cândido afirma que o apoio a Rogério Troncoso tem a ver com o fato de que Morrinhos precisa de um setor de saúde com mais qualidade, de mais apoio à infraestrutura (na zona rural, por exemplo). Além disso, o município precisa de mais empregos e melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos.

Detalhe: o prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme, e Paulinho do Helenês são parentes. “Se não tem o apoio nem de um primo importante, como Paulinho do Helenês, é sinal de que as coisas estão feias para o candidato de Marconi Perillo, do PSD”, afirma um líder local.

Aliados de Rogério Troncoso dizem que Joaquim Guilherme, “o prefeito do arroz com feijão”, levou Morrinhos à estagnação. “Em quatro anos, Guilherme atrasou Morrinhos por oito anos. Se conseguisse ficar oito anos, atrasaria 16 anos. Com Rogério Troncoso, Morrinhos vai crescer, em quatro anos, 16 anos”, afirma um vereador.

Leia também

Filho de ex-governador, Paulinho do Helenês apoia Rogério Troncoso pra prefeito de Morrinhos; vídeo