Ex-secretários de educação de Goiás são homenageados

Painel “A Instrução” foi entregue, após passar por restauração, na sede da Seduc. 70 titulares que já passaram pela Pasta foram lembrados

O governador Ronaldo Caiado durante inauguração do hall da sede da Seduc. | Foto: André Saddi

O painel “A instrução” foi entregue, na última sexta-feira (26), na sede da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc). A obra, criada em 1956 pelo pintor e professor Antônio Henrique Péclat de Chavannes, foi restaurada pelo artista Selvo Afonso. Na inauguração da galeria, 70 ex-secretários que já passaram pela Pasta foram homenageados.

Atual secretária de Educação do Rio Grande do Sul (RS) e ex-ocupante do cargo em Goiás, Raquel Teixeira participou do evento. Além de exaltar a restauração da obra de Peclát, destacou a renovação da secretaria. “Uma iniciativa maravilhosa, que não só resgata a história, mas valoriza a Educação como um todo”, disse a ex-secretária de Goiás.

Ronaldo Caiado também prestigiou a inauguração do espaço, que ganhou novo hall e iluminação de Natal. Para o governador, a cultura precisa ser resgatada, e a homenagem aos ex-secretários é republicana. “É a demonstração que o governo reconhece o trabalho de todos os que aqui passaram. Esta galeria é histórica e vai continuar por muitos anos”, destacou o governador.

A obra “A instrução” tem estilo acadêmico-romântico e 2,85m x 11,50m de dimensões. Além disso, é originária do prédio do antigo Instituto de Educação de Goiás (IEG).

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, explicou que esta é a primeira de duas fases da reforma do prédio-sede da pasta. Segundo a titular, em janeiro começa a próxima etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.