Uma empresa encontrou uma dos maiores diamantes da história, com 2.492 quilates. A pedra foi encontrada em uma mina na Botsuana, na África, pela empresa canadense Lucara Diamond. A pedra foi extraída na mina de Karawe, no nordeste do país, à 430 quilômetros da capital.

A empresa não estimou o valor da pedra ou forneceu informações sobre a qualidade. Porém, considerando o tamanho, a pedra é comparável ao Cullinan, o maior diamante já descoberto, com 3.016,75 quilates.

“Estamos entusiasmados com a recuperação deste extraordinário diamante de 2.492 quilates. É um dos maiores diamantes brutos já descobertos e foi detectado graças à tecnologia de raios-X Mega Diamond Recovery da empresa”, disse William Lamb, CEO da empresa.

O presidente do país, Mokgweetsi Masisi, ficou impressionado ao receber nas mãos diamante encontrado. O momento em que Masisi recebe o diamante nas mãos foi transmitido pela televisão e ganhou repercussão mundial. “Tenho sorte de ter visto isso na minha época”, destacoudestacou o líder do país ao segurar o diamante, ainda sem nome, nas mãos.

A Botsuana é um dos maiores produtores de diamantes no mundo, sendo a principal fonte de renda do país.

Leia também

Conheça os diamantes sintéticos, mais baratos e polêmicos