Em visita ao Afeganistão, Trump anuncia retomada de negociações com talibãs

Presidente também confirmou sua intenção de reduzir pela metade o número de soldados americanos no local

Foto: Reprodução | Instagram Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 28, durante uma visita surpresa a uma base americana no Afeganistão, a retomada das negociações com os talibãs, interrompidas em setembro. “Os talibãs querem um acordo, estamos nos reunindo com eles, estamos dizendo a eles que deve haver um cessar-fogo, eles não queriam um cessar-fogo, agora eles querem um cessar-fogo”, disse Trump após se encontrar com o presidente Ashraf Ghani, na base de Bagram.

“Ficaremos aqui enquanto não houver acordo ou até que aconteça uma vitória total, e eles querem de verdade este acordo”, destacou Trump, que também confirmou sua intenção de reduzir o número de soldados americanos no local para 8.600, em comparação aos cerca de 14 mil que estão no país atualmente.

“Ambos os lados enfatizaram que, se o Talibã for sincero em seu desejo de obter um acordo de paz, deve aceitar um cessar-fogo”, postou no TwitterAshraf Ghani após o encontro dom o dirigente dos Estados Unidos. “Também insistimos que, para que a paz seja duradoura, devemos acabar com os refúgios terroristas fora do Afeganistão”. O presidente Ghani só foi informado sobre a visita de Trump poucas horas antes do desembarque no país, segundo a Casa Branca. (Com informações da AFP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.