Em Goiânia, estados discutem medidas contra criminalidade

Em encontro, José Eliton reafirma importância dos encontros que têm como meta mapear, identificar e criar soluções para as demandas da área de forma integrada

José Eliton durante 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e 64ª Reunião do Consesp | Foto: Jota Eurípedes

José Eliton durante 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e 64ª Reunião do Consesp | Foto: Jota Eurípedes

Teve início na manhã desta quarta-feira (09/11), em Goiânia, o 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e a 64ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP), José Eliton (PSDB), recebeu os secretários e operadores de segurança que discutirão medidas efetivas contra a criminalidade nos estados membros do acordo de cooperação.

A abertura oficial do encontro ocorre só nesta quinta-feira (10), quando representantes de todas as unidades federativas estarão na Capital goiana para tratar de medidas relacionadas à segurança pública em âmbito nacional. Na ocasião, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, também estarão presentes.

Profissionais de diversos estados apresentarão as metas e estratégias a serem adotadas para o combate à criminalidade nas diversas áreas. As propostas aprovadas pelos secretários, que serão deliberadas pelos operadores de segurança pública durante toda esta quarta-feira, irão formar a segunda Carta de Goiânia.

José Eliton reafirmou a importância dos encontros que têm como meta mapear, identificar e criar soluções para as demandas na área de segurança pública, de forma integrada e com o compartilhamento de informações e ferramentas de inteligência. “Temos problemas semelhantes e passamos pelas mesmas dificuldades”, explicou.

Sonho virando realidade

De acordo com o vice-governador, a criação do Pacto, os encontros e a presença dos ministros, bem como de representantes do Congresso Nacional configuram uma discussão, em nível nacional, da necessidade de uma discussão sobre os novos marcos regulatórios.

“Este é um sonho que está virando realidade”, afirmou José Eliton ao tratar da criação do Pacto e também das discussões realizadas pelos secretários de segurança pública dos estados membros, que já “ecoam em todo o país, como a criação do Ministério da Segurança Pública e mudanças na legislação penal e processo-penal brasileira”, disse.

Neste primeiro dia estiveram presentes o secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Sérgio Barbosa Menezes, titulares das SSPs de Roraima, Paulo César Silva Costa, do Tocantins, César Simoni, Amazonas, Sérgio Lúcio Fontes, do Alagoas, Paulo Domingos, e o secretário adjunto de Inteligência do Mato Grosso, delegado Gustavo Garcia.

De Goiás estavam os superintendentes executivos da SSPAP, Coronel Edson Costa, de Administração Penitenciária, Coronel Victor Dragalzew, de Inteligência, Danilo Fabiano, secretário executivo do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e superintendente Executivo de Ações e Operações Integradas da SSPAP, Emmanuel Henrique. O comandante-geral da PMGO, Coronel Divino Alves, e o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio também acompanharam a solenidade. (Informações da Comunicação Setorial da SSPAP)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.