O empresário chama a votação de Iris Rezende de “pífia”, além de dizer que a derrota de dona Iris foi vergonhosa. O empresário critica o candidato peemedebista, e garante que o cargo de governador de Goiás será novamente do tucano Marconi

Sarah Teófilo e Marcelo Gouveia

Foi o apoiador de Marconi Perillo (PSDB), Frederico Jayme (PMDB), que em seu apartamento divulgou à imprensa uma carta do empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi (PMDB), endereçada aos seus companheiros de partido. Na carta, Friboi declara apoio a sua sigla, mas diz que quem vai ganhar as eleições será novamente o governador tucano. O empresário ficou de fora do pleito ao governo do Estado deste ano, após o espaço ter sido ocupado mais uma vez pelo decano peemedebista Iris Rezende.

“Coloco-me à disposição de todos quantos queiram comigo somar esforços para a reconstrução do PMDB após o próximo dia 26 de outubro, eis que, por seus méritos pessoais e políticos, por sua modernidade e eficiência, o povo de Goiás reelegerá o governador Marconi Perillo para mais um mandatos frente aos destinos de Goiás”, apontou Friboi em sua carta.

O empresário, que afirmou inicialmente que “participaria apenas como cidadão” deste pleito, não declara claramente apoio a Marconi Perillo em sua carta. Apenas garante que a vaga como governador de Goiás será novamente do tucano. Apesar do teor cauteloso da declaração, o peemedebista Frederico Jayme diz ter certeza que o empresário do ramo de carnes está de fato em campanha por Marconi. “Ele não vai entrar de cabeça, porque não terá tempo, mas está tomando providências e entrando em contato com seus aliados”, garantiu.

Desde sua desistência em sair como candidato pelo PMDB, esta é a primeira vez que Friboi confirma apoio à candidatura marconista. Até então, a especulação quanto a um possível alinhamento entre Friboi e Marconi Perillo era sempre desmentida pelo empresário.

Em julho deste ano, por exemplo, o fato foi amplamente cogitado quando o principal articulador político do empresário, o advogado Robledo Rezende, disse que iria apoiar o governador Marconi Perillo (PSDB). Na época, o advogado afirmou que tinha sido autorizado por Friboi a declarar apoio ao projeto político do tucano e aglutinar novos apoiadores da oposição à coligação. No último dia 5, Friboi falou sobre isso novamente, explicando que apenas liberou seus companheiros a apoiarem quem quisessem. “Eu me mantive neutro”, disse na época.

Na carta divulgada nesta terça-feira (7), entre outros pontos, Friboi diz que será tarefa dele e de todos que amam Goiás e o PMDB reerguer a sigla. “Restará a nós preparar o PMDB para os novos tempos que virão, livres, enfim, de projetos messiânicos, que só o levaram a sucessivos insucessos nas urnas, como o que hoje estamos presenciando, de forma vergonhosa e triste”, finalizou.

Aludindo a uma “nova era” dentro do PMDB, Friboi acaba por confirmar as até então especulativas pretensões de se lançar candidato ao governo de Goiás no pleito de 2018. Questionado sobre a questão, Frederico Jayme admite que o empresário é um forte pretendente. “Mas o PMDB tem vários outros nomes”, ressalvou, destacando que a legenda necessita urgentemente de uma “oxigenação”.

Veja abaixo a carta de José Batista Júnior na íntegra:

Aos companheiros e companheiras do PMDB

Nesta hora em que meu partido, o PMDB, enfrenta em Goiás a pior fase de sua história, com uma votação pífia do candidato Iris Rezende no primeiro turno das eleições de 2014, a derrota de sua esposa, deputada federal Iris de Araújo, e a de tantos outros parlamentares federais e estaduais – e, pior ainda, outra derrota diante de Marconi Perillo, o melhor candidato para Goiás nesse momento, se avizinhando o segundo turno – dirijo aos companheiros esta manifestação de preocupação com tais fatos, mas também de apreço e de esperança em dias melhores para nossa memorável legenda.

Em primeiro lugar, quero afiançar a todos que não vou abandonar o PMDB em hipótese alguma, mesmo com forte divisão interna e diante de novo revés eleitoral. Quero deixar público meu amor, meu respeito e gratidão ao partido que acolheu com fidalguia a minha postulação ao Governo do Estado, em uma proposta de renovação e de modernidade, projeto válido que foi atropelado em nome da continuidade de projetos pessoais dos quais os companheiros, em razão dos sucessivos fracassos, tentaram escapar.

Meus cumprimentos a todos os parlamentares eleitos e reeleitos, aos quais desejo pleno êxito no desempenho de suas missões. Aos prefeitos, vereadores e demais lideranças peemedebistas, ao mesmo tempo, minha solidariedade. Coloco-me à disposição de todos quantos queiram comigo somar esforços para reconstrução do PMDB após o próximo dia 26 de outubro, eis que, por seus méritos pessoais e políticos, por sa modernidade e efeiciência, o povo de Goiás reelegerá o governador Marconi Perillo para mais um mandato frente aos destinos de Goiás.

Restará a nós que amamos de fato o Estado e o PMDB a tarefa de reeguer o partido e prepará-lo para os novos tempos que virão, livres enfim, de projetos messiânicos, que só levaram a sucessivos insucessos nas urnas, como o que hoje estamos presenciando, de forma vergonhosa e triste.

Um futuro promissor nos aguarda!

José Batista Júnior, Júnior Friboi