Eleição do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia é alvo de polêmica

Relatos de indução e transporte de eleitores para votar em uma determinada chapa começaram a circular durante o pleito

Eleição foi realizada no Cais de Campinas / Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Realizada nesta semana no Cais de Campinas, em Goiânia, a eleição do Conselho Municipal de Saúde está no centro de uma polêmica envolvendo relatos de pleito suspeito e indução de eleitores.

Conforme fontes ouvidas pelo Jornal Opção, a eleição dos conselheiros teria sido realizada às pressas e “às escondidas”, sem grande divulgação e com formação de chapa majoritária de membros ligados à Prefeitura de Goiânia.

Ainda conforme os relatos, os membros dessa mesma chapa teriam se utilizado de vans para transporte de pessoas para votarem na chapa. Os eleitores eram buscados em casa e levados até o Cais exclusivamente para darem seu voto aos candidatos em questão.

O objetivo, segundo as fontes ouvidas, seria manter a hegemonia de conselheiros ligados à Prefeitura para uma flexibilização na fiscalização do Cais.

Conselho Municipal de Saúde alega que não houve irregularidades

Ao Opção, membros da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Locais de Saúde, da Comissão Distrital e da Comissão Eleitoral do Cais Campinas afirmaram que conselheiros “permaneceram na unidade de saúde durante toda a tarde averiguando e conversando com os usuários e trabalhadores, inclusive com os candidatos”, e que ” a Ata de Eleição foi consultada” durante o processo eleitoral.

Segundo a resposta dada à reportagem, “após levantamento de todos os dados, foi verificado que não houve registro de nenhuma irregularidade durante a votação no Cais de Campinas”. Os membros da Mesa Diretora esclareceram ainda que cabe a quem realizou a denúncia “apresentar informações mais contundentes que possam comprovar a não conformidade relatada”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.