O jornal The New York Times, o maior do mundo, publicou um editorial no sábado, 2, pedindo para que eleitores votem contra Donald Trump nas eleições presidenciais. O pleito está marcado para esta terça-feira, 5. Muitos eleitores já votaram antecipadamente por Correio.

No editorial, o jornal classifica Trump como “inadequado” para a liderança e como “ameaça à democracia”. Entre os pontos citados no editorial estão a derrubada da jurisprudência Roe vs. Wade, que trata do aborto, e as acusações de Trump por corrupção.

Leia o editorial traduzido

“Você já conhece Donald Trump. Ele não é apto para liderar. Observe-o. Ouça aqueles que o conhecem bem. Ele tentou subverter uma eleição e continua sendo uma ameaça à democracia. Ele ajudou a revogar Roe, com consequências terríveis. A corrupção e ilegalidade de Trump vão além das eleições: é toda a sua essência. Ele mente sem limites. Se for reeleito, o Partido Republicano não o conterá. Trump usará o governo para perseguir adversários. Ele buscará uma política cruel de deportações em massa. Causará estragos nos pobres, na classe média e nos empregadores. Outro mandato de Trump prejudicará o clima, destruirá alianças e fortalecerá autocratas. Os americanos devem exigir mais. Votem.”

O New York Times declara apoio a candidatos em todas as eleições. Em 2020, o jornal publicou o editorial “Elect Joe Biden, America”, (“EUA, elejam Joe Biden”). Biden venceu Donald Trump no pleito.

Leia também

Eleições EUA 2024: Kamala Harris e Donald Trump disputam acirradamente estados decisivos