Economia, saúde e educação são temas que podem dominar campanhas em Goiás
06 junho 2022 às 17h12
COMPARTILHAR
Especialistas sinalizam pulverização de assuntos para o debate eleitoral e foco em promessas não cumpridas
Embora apontem como os três principais temas que podem dominar as campanhas eleitorais, a economia, a saúde e a educação, os especialistas confessam que está difícil saber o que deve cativar de fato o eleitorado goiano. Para alguns, os assuntos serão bastante pulverizados, dada a situação de contínua crise economia, desencadeada pela pandemia e guerras no Leste Europeu. “Vai parecer salada de frutas”, destaca Mário Rodrigues, diretor do Grupom, empresa de pesquisa de mercado e eleitoral.
Já dois cientistas políticos arriscam mais no tema saúde e economia, pontuando a questão do cenário de Covid-19. “Acredito que essa eleição, que exigiu muito dos governadores a destreza para lidar com o cenário da covid, vai ser muito marcada por pautas que tangenciem a temática, como a gestão da saúde”, indicada a cientista política Marcela Machado. Para o cientista político, Lehninger Mota, o tema central deve ser a economia e os subtemas ligados a ela, como geração de emprego, inflação principalmente alta nos combustíveis e investimentos em infraestrutura. “A saúde vai ser a segunda pauta mais relevante. E as outras vão depender da eficiência de cada campanha em debater as pautas que favorecem os seus candidatos”, aponta.
Já no meio político, a economia também é apontada como a principal pauta dos candidatos ao Palácio das Esmeraldas. “A grande pauta será econômica. A retomada da economia, o crescimento do Estado, geração de emprego e renda após esses anos de pandemia” também cita o pré-candidato ao Senado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD). Segundo ele, nos últimos anos o Estado equilibrou as contas financeiras, adotando como medida “um forte ajuste fiscal e está já voltando a crescer”. “O próximo governo terá de dar continuidade nessas medidas austeras de ajuste fiscal e na retomada da economia”, salienta.
Outros assuntos que o parlamentar acredita que estará no debate será o combate à corrupção, investimentos na educação e a regionalização do atendimento hospitalar. “O combate à corrupção é algo vital e fundamental sempre”, enfatiza Lissauer Vieira. Para as áreas de saúde e educação, ele evidencia a necessidade de seguir “regionalizando a saúde e melhorando os índices de educação, para garantir acesso e oportunidades aos jovens”.
Marcela Machado também frisa que temas de promessas do governador Ronaldo Caiado (UB) tendem a ser retomadas para o debate eleitoral. “Geralmente os que irão disputar contra ele focam nos principais pontos de promessa para avaliar o que conseguiu ser entregue e avaliando a efetividade da entrega”, cogita. Ela aponta alguns desses assuntos que podem definir campanhas, como a recuperação da malha viária no estado, a recuperação do Rio Araguaia e recuperação financeira do estado.