Dicas de saúde para quem comeu demais no Natal

A festa acaba as reações do corpo aparecem. A nutricionista Mariella Almeida recomendou alguns cuidados para controlar esses efeitos

O clima de festa incentiva os exageros nas refeições. Foto: Reprodução.

No final de ano as comemorações muitas vezes acompanham o exagero na hora da comida. A variedade de opções, o clima de festividade e os tradicionais pratos pesados e fartos contribuem para que passemos um pouco dos limites na hora das refeições.

O feriado passa e a sensação de inchaço, azia, indigestão e outras reações do organismo aparecem. A nutricionista Mariella Almeida destacou que para não engordar com as festas de final de ano, a dica é manter uma rotina de hábitos saudáveis, tanto antes como depois das festas. Procurar comer em intervalos regulares, ter um sono reparador, se hidratar bem e ter uma alimentação rica em alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, leites, carnes magras, ovos e cereais integrais. Além disso, recomendou alguns cuidados para controlar os efeitos da comilança.

Beba muita água

Manter-se hidratado é importante para a recuperação do corpo.

Evitar frituras e alimentos ricos em sódio

Comidas como salgadinhos, embutidos (presunto, salsicha, salaminho etc.), refrigerantes e frituras devem ser descartados do cardápio para aliviar os sintomas da indigestão.

Alimentação rica em magnésio, cobre, selênio e vitaminas do complexo B

Como fontes de magnésio, estão as castanhas e os vegetais de folhas escuras; de cobre, são os cereais integrais, as oleaginosas (como óleo de soja, milho e oliva) e sementes de abóbora e girassol – estas também contêm ferro e vitamina B. Para obter selênio, uma boa opção é a castanha-do-pará. Já o ferro está presente no atum, nas folhas escuras e no feijão. E quem precisa de vitaminas do complexo B também pode consumir cereais integrais. Outros alimentos ainda ajudam a reduzir a carga tóxica no corpo, como frutas (maçã, damasco e frutas vermelhas), couve, couve-flor, brócolis, alho, cebola, limão, mostarda, pimenta preta e vermelha, gengibre, cebola, chá verde e ginseng.

Dica para se conter nas próximas festas

Ao longo do dia, dê preferência para as saladas e frutas, que por serem ricos em fibras proporcionarão uma maior saciedade até o momento da refeição. Durante a festa, procure não ficar “beliscando” o tempo todo, evite de ficar perto dos petiscos! Além disso, cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, procure ir intercalando com um copo água, o que ajuda também a evitar a ressaca no dia seguinte. E na hora de comer, comece com um prato farto de salada, isso te deixará saciado e assim você vai comer menos os pratos principais e doces. Escolhas carnes mais magras, como as aves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.