Datafolha: Bolsonaro mantém liderança, mas perde para concorrentes no segundo turno

Candidato do PSL também é o nome mais rejeitado na pesquisa

Montagem: reprodução

A nova pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada na noite desta segunda-feira (10) pela TV Globo mostrou que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) mantém a liderança da corrida presidencial após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e o atentado que sofreu na semana passada, ele aparece com 24% das intenções de voto.

Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada em 20 e 21 de agosto, antes do início do horário eleitoral, Bolsonaro tinha 22% das intenções de voto. A oscilação observada desde então está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Quatro candidatos aparecem empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 13% das intenções de voto, a ex-senadora Marina Silva (Rede) vem em seguida com 11% e, depois, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) com 10%. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT), com 9%.

Estes presidenciáveis tinham na última pesquisa, respectivamente, 10%, 16%, 9%, 4%. Ou seja, o que mais mostrou crescimento no levantamento foi Haddad, que ganhou 5 pontos.

Já os candidatos com menor expressão nas pesquisas apareceram da seguinte forma: Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) com 3%, Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriotas) com 1%. Eymael (DC) não pontuou. Antes tinham, respectivamente, 4%, 2%, 1% e 1%.

Branco, nulo ou nenhum caíram de 22% para 15% nesta nova pesquisa. Não sabem subiu de 6% para 7%.

Rejeição

A taxa de rejeição sob a qual o eleitor diz em qual candidato não votaria de jeito nenhum também mostrou Bolsonaro em primeiro lugar. Ele aparece com 43%. Marina tem 29%, Alckmin 24%, Haddad 22%, Ciro 20%, Cabo Daciolo e Vera Lúcia 19%, Eymael 18%, Boulos e Meirelles 17%, João Goulart Filho e Amoêdo 15%, Alvaro Dias 14% de rejeição. Rejeita todos/não votaria em nenhum soma 5% e votaria em qualquer um/não rejeita nenhum, 2%. A soma ultrapassa os 100%, pois o eleitor podia escolher mais de um candidato para rejeitar.

Segundo turno

Considerando o cenário de segundo turno entre os presidenciáveis com mais intenções de voto, Bolsonaro perde para todos concorrentes possíveis. Confira

Marina 43% x 37% Bolsonaro
branco/nulo: 18%; não sabe: 2%

Alckmin 43% x 34% Bolsonaro
branco/nulo: 20%; não sabe: 3%

Ciro 45% x 35% Bolsonaro
branco/nulo: 17%; não sabe: 3%

Haddad 39% x 38% Bolsonaro
branco/nulo: 20%; não sabe: 3%

A pesquisa Datafolha com 2.804 entrevistas presenciais em 197 municípios, realizada no dia 10 de setembro de 2018. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança de 95%; A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 02376/2018.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.