Conheça os melhores sorvetes do Brasil (e do mundo)
07 agosto 2024 às 16h52
COMPARTILHAR
Em julho, o famoso portal culinário TasteAtlas criou o ranking das 100 sorveterias mais icônicas do mundo. Entre os nomes, dois brasileiros: Sorveteria Cairu e Sorveteria Da Ribeira.
No site, o guia descreve a listagem da seguinte forma: “As 100 gelaterias e sorveterias mais icônicas que deixaram uma marca inegável no cenário global de sobremesas”. O portal se dedica a catalogar comidas tradicionais de diferentes continentes, com mais de 10 mil no repertório. Além disso, cerca de 49 especialistas atuam no guia.
A postagem original separa alguns estabelecimentos para cada país da lista. Apenas entre os italianos, são quase 30 opções. Entretanto, só dois brasileiros estão cotados na lista, um de Belém e um de Salvador.
Sorveteria Cairu
Em Belém desde 1964, a Sorveteria Cairu se destaca como “embaixador dos sabores da Amazônia”. Por isso, é descrita como um símbolo de orgulho regional. Seus sorvetes ganham reputação forte por usarem frutas nativas da Amazônia. De acordo com o ranking, seu sabor icônico é o açaí, um balanço perfeito entre doce e azedo com “gosto forte e único”.
Sorveteria da Ribeira
Desde 1931 na cidade de Salvador, o Sorveteria da Ribeira esta na lista graças a um sabor icônico inusitado, até mesmo para os brasileiros. Se trata do sorvete de tapioca, que é feito misturando o sorvete de creme com a farinha de tapioca. Dessa forma, tanto o sabor quanto a textura do sorvete de tapioca são surpreendentes.
Curiosidades sobre o sorvete:
Primeiros relatos
O primeiro registro do termo em inglês ice cream (creme gelado) aparece em um documento da corte do rei da Inglaterra Carlos II, datado de 1672. A italiana Catarina de Médicis levou a iguaria para França, no século 16, quando se tornou esposa do rei Henrique II.
O acaso criou as casquinhas de sorvete
Em 1904, durante a Feira Mundial de St. Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de sorvete não conseguia dar conta da demanda, então pediu ajuda a um vendedor de waffle. Assim foram inventadas as casquinhas de sorvete.
Existe diferença entre gelato e sorvete?
Ambos produtos tem como base creme, leite e açúcar, no entanto, as proporções desses ingredientes mudam de um para o outro. O que afeta no sabor e na consistência da sobremesa. O sorvete é batido em velocidade maior, o que garante uma consistência mais cremosa e leve do que o gelato. Além disso, contem mais creme (e às vezes gemas de ovos), o que deixa os sabores são menos acentuados no sorvete.
Quem inventou essa delícia?
Quem pensou pela primeira vez em congelar os seus doces com uma mistura cremosa antes de comer? Bem, sua origem é a China, 200 anos a.C., onde misturavam a neve com suco de frutas e mel. Milhares de anos depois os “sorbets” chineses viajaram para a Itália com Marco Polo.
O sorvete como conhecemos é uma invenção francesa, de meados do século 17, que se popularizou primeiro na Itália. Por isso, os “gelatos” levam esse nome.
O italiano Francesco Cutò, em 1686, mudou-se para Paris, onde abriu o Café Procope. Esse é o café mais antigo do mundo a funcionar initerruptamente, ali serviam gelatos e sorbets.
E foi só no século 18 que os franceses aprenderam que agitar frequentemente a mistura de creme com açúcar sob congelamento produzia uma textura mais cremosa e menos cristalina. Também foi na França que adicionaram uma dose extra de gordura e gemas e criaram versões aromatizadas de diversos sabores.
A partir do século 19, com equipamentos e técnicas de refrigeração, o doce se popularizou nos Estados Unidos. Especialmente após a segunda metade do século, quando criaram a primeira máquina de fazer sorvete.
E, finalmente, em julho de 1941, inauguraram a primeira indústria de sorvetes do Brasil: U.S Harkson do Brasil. Duas décadas mais tarde, a empresa se tornou a Kibon, do grupo Unilever.
Leia também:
Projeto de vereador que proibia doação de comida para moradores de rua é suspenso
Entenda quais os riscos à saúde no uso do micro-ondas
‘Não podíamos comer a mesma comida’, diz ex-funcionária de Gal Costa sobre tratamento