Conheça a estrutura do primeiro Credeq de Goiás

Jornal Opção conheceu a primeira unidade de excelência em tratamento de dependentes químicos, inaugurada em Aparecida de Goiânia 

Espaço central de convivência | Foto: Larissa Quixabeira / Jornal Opção

Espaço central de convivência do Credeq| Foto: Larissa Quixabeira / Jornal Opção

Inaugurado no último dia 23 de junho, o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia é pioneiro no país ao oferecer atendimento gratuito a vítimas de vício em álcool, crack e outras drogas. O Jornal Opção conheceu a estrutura impressionante do primeiro centro especializado do Estado.

Em uma área de 90 mil m², destas, 10 mil de área construída, a estrutura do Credeq reúne instalações para o recebimento de 96 pacientes, em três alas diferentes: adulto (para pacientes acima de 18 anos), adolescente (13 a 17 anos) e infantil (abaixo de 12 anos).

O centro de Aparecida de Goiânia é o primeiro de outras unidades que o governo de Goiás pretende inaugurar durante este mandato do governador Marconi Perillo (PSDB). Já estão em construção os Credeqs de Quirinópolis, Goianésia, Caldas Novas e Morrinhos.

Atualmente, a unidade tem 30 vagas abertas para a ala adulta masculina. A expectativa da administração do Credeq é que em 30 dias seja aberta a ala masculina para adolescentes. A partir daí, em 30 dias é esperada a abertura da parte feminina tanto adulta quanto adolescente e a seguir a parte infantil. Apesar da previsão estimada pelo centro, quem define os prazos é a Secretaria Estadual de Saúde.

“Os equipamentos estão sendo finalizados, o quadro de funcionários já está contratado, treinado e trabalhando e a parte de estrutura física também está pronta. No sentido físico estamos prontos e em funcionamento, mas no sentido funcional ainda está em conclusão”, explica o diretor técnico do Credeq, Tiago Batista Oliveira.

“Como é uma unidade nova, o perfil é novo e tudo que está sendo desenhado precisa ser visto constantemente para nos adequarmos a realidade da demanda. Conseguimos fazer com que os nossos dois pacientes recebessem toda a assistência adequada e o retorno até agora tem sido muito favorável”, completou.

Os dois primeiros internos foram admitidos na unidade na última terça-feira (28/6). Um homem de 29 e outro de 51 anos, ambos de Goiânia. A média estabelecida é de que o paciente fique até 90 dias na unidade.

Estrutura Física

A unidade terapêutica, que também servirá de centro de pesquisa avançada em toxicologia, conta com três núcleos principais: núcleo adulto, adolescente e infantil.

O núcleo adulto tem um ambulatório médico com dois consultórios, uma área de pronto-atendimento com um consultório médico, uma casa de desintoxicação com seis vagas, posto de enfermagem (atendimento médico e de enfermagem 24h), uma sala de reanimação e copa. A casa de desintoxicação terá média de permanência de até sete dias.

O mesmo núcleo conta, ainda, com outras três casas de reabilitação com capacidade para 12 vagas cada casa. Cada uma delas tem um posto de enfermagem com assistência médica 24 horas. As casas têm uma área de convivência e quartos suítes com três e quatro camas. A área externa conta com área de lavanderia, um canil e uma parte reservada para a plantação de uma horta.

O núcleo para adolescentes conta com a mesma estrutura do núcleo adulto e a ala infantil tem desenho diferenciado, com isolamento dos demais núcleos citados e capacidade para 12 pacientes. A parte infantil têm salas de aula, biblioteca e salas de atividades próprias e adaptadas.

Todos os três núcleos atenderão separadamente o sexo masculino e feminino, até mesmo a ala infantil.

No centro da unidade há uma piscina adulto e infantil, quadra poliesportiva, vestiário masculino e feminino, quadra de peteca e um campo de futebol. Também fazem parte da área de convivência comum o refeitório e as três capelas, que receberão atividades de diferentes cultos religiosos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.