Congresso da UNE reúne cerca de 10 mil estudantes em Goiânia

Realizado entre os dias 3 e 7 de junho, evento promete ser o maior da história da entidade

Reprodução/Twitter

Abertura oficial do congresso ocorreu na manhã desta terça-feira (2) no jardim interno do Palácio das Esmeraldas| Foto: Reprodução/Twitter

O 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) deve reunir cerca de 10 mil jovens universitários na capital goiana. A edição, que promete ser a maior da história da entidade, será realizado nos campi da UFG e PUC Goiás, entre os dias 3 e 7 de junho. Nos últimos 15 anos, esta é a quinta vez que Goiânia sedia o congresso.

Estudantes de todas as regiões do País e de outros países da América Latina devem participar do evento que tem como tema “A UNE em defesa dos Estudantes, da Democracia e do Brasil”. Segundo os organizadores, o principal foco do congresso é a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE).

“Goiânia tem uma história importante e contribuições importantes do movimento estudantil para o Brasil. Aldo Arantes, por exemplo, foi presidente da UNE no Brasil e, Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE, desaparecido e assassinado pela Ditadura Militar”, lembra a presidente da UNE, Virgínia Barros.

A abertura oficial do congresso ocorreu na manhã desta terça-feira (2) no jardim interno do Palácio das Esmeraldas. Na ocasião, o governador Marconi Perillo (PSDB) ressaltou a importância de Goiânia sediar o evento. “Nesse momento pelo qual atravessa o país, o papel da UNE é decisivo. Eu já participei de congressos da UNE em outros estados e sei da importância desse evento para a juventude.”

A gestão do Estado de Goiás aproveitou a oportunidade para empossar a nova diretoria do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve-GO), com a presença do novo presidente do órgão, Jocelino Laranjeiras. “O desafio é grande, mas estamos vindo de dois anos de uma experiência positiva, de uma visão que detectou o que a juventude precisa”, avaliou o dirigente.

Ainda durante a solenidade, autoridades, representantes da sociedade e estudantes goianos receberam a comenda Honestino Guimarães. Instituída em 2012, ela foi criada para agraciar pessoas físicas e jurídicas que se destacam pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, planejamento, estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas para a juventude.

Uma resposta para “Congresso da UNE reúne cerca de 10 mil estudantes em Goiânia”

  1. Avatar Agatha disse:

    Vocês teriam mais fotos deste evento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.