Está previsto para o início de setembro o lançamento de um concurso público de projeto para habitação de interesse social da Prefeitura de Goiânia. Isso graças ao termo de cooperação técnica assinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia (Seplanh).

De acordo com a gerente geral do CAU/GO, Maria Ester de Souza, uma vez com o acordo firmado, o próximo passo é a Prefeitura definir os parâmetros que vão guiar o edital do concurso. “O governo municipal é quem indica a demanda, o que vai ser feito e onde vai ser feito”, explicou.

Para Maria Ester, a vantagem do concurso vai além de ter opções viáveis de projetos para Goiânia. “Quem participa tenta fazer o melhor, não apenas do ponto de vista econômico, mas também pensa em algo bonito. A ideia é ter mais qualidade de arquitetura, que é uma coisa que a gente pouco vê na cidade”, comentou a gerente.

A Seplanh deve participar da composição da banca avaliadora e da indicação da área para a idealização dos projetos. Uma vez o projeto entregue, caberá à Prefeitura executá-lo. “Como é o governo municipal que define o orçamento e os parâmetros, a execução do projeto vencedor do concurso é perfeitamente viável”, disse Maria Ester.

Histórico

Não é a primeira vez que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo lança um projeto como esse. No ano passado, o CAU/GO lançou o Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para Abrigo de Refugiados – Arquitetura Humanitária, uma parceria técnica firmada com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de projeto de extensão da Cátedra Sérgio V. de Mello (ONU).

“Antes disse realizamos três concursos nacionais para que a Agehab pudesse executar”, completou o gerente geral.

Leia também:

Fernando Chapadeiro é eleito novo presidente do CAU/GO

Inscrições abertas para programa que oferece 15 mil residências em Goiânia; saiba como cadastrar