Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, astronautas da missão Starliner da Boeing, continuam na Estação Espacial Internacional (ISS) desde 5 de junho, sem previsão de retorno à Terra. A vida a bordo da ISS é repleta de desafios, com uma rotina altamente estruturada para garantir a sobrevivência e o sucesso das missões.

A ISS, descrita pela NASA como maior que uma casa de seis quartos, possui seis dormitórios, dois banheiros, uma academia, e uma janela com vista panorâmica de 360 graus. Apesar do conforto relativo, o trabalho na estação é intenso, com turnos de 16 horas diárias dedicados a pesquisas e manutenções essenciais.

“O principal objetivo da tripulação da estação é realizar pesquisas, participar de experimentos médicos e manter a estação”, diz um documento informativo da agência sobre a Estação Espacial.

O ambiente espacial apresenta desafios únicos, como a manutenção da noção de tempo, dificultada pelos 16 nasceres e pores do sol que ocorrem a cada 24 horas. Mesmo assim, o dia começa pontualmente às 6h no horário GMT, quando os astronautas seguem para suas rotinas diárias.

As tarefas matinais incluem higiene pessoal, onde escovar os dentes requer engolir a pasta, evitando que a gravidade zero a espalhe pela cabine. Os banhos são realizados com toalhas úmidas, e o cabelo é lavado com shampoo sem enxágue.

As necessidades fisiológicas também exigem adaptações, como o uso de um tubo portátil para urina e tiras especiais para se fixar ao vaso sanitário durante a evacuação, com um sistema de sucção que descarta os resíduos.

As refeições são preparadas com alimentos desidratados ou especialmente processados antes do lançamento. “Os astronautas podem escolher quais refeições gostariam, desde que os valores nutricionais e calorias sejam mantidos dentro dos requisitos aprovados: 2800 calorias por dia”, explica o site da ESA.

Após o café da manhã, há uma reunião de planejamento com o Controle da Missão, seguida de atividades que incluem exames de sangue, testes de ar e exercícios físicos em bicicletas ergométricas, que ocupam duas horas do dia.

No final do dia, os astronautas se reúnem com a equipe em Houston para revisar as atividades e planejar o próximo dia. Só após o jantar eles têm tempo para relaxar e descansar, encerrando assim mais um longo dia na vastidão do espaço.

Leia também: