Explosão foi registrada na segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, nesta terça-feira, 1º (horário de Brasília)
Comboio russo avança e se aproxima da capital da Ucrânia | Foto: Reprodução
Enorme comboio militar russo com mais de 60 quilômetros se aproximando da capital da Ucrânia, Kiev, foi filmado por satélite de uma empresa dos Estados Unidos, nesta terça-feira, 1º. Antes, foi registrado uma forte explosão na segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv. Informações prévias é que um prédio administrativo do governo foi destruído.
Ataques também já atingiram subestações o que deve causar interrupções de fornecimento de água e luz para a população, segundo a agência de notícias Ukrinform. A chefe de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (UNO), Michelle Bachelet, confirmou a morte de 102 civis, incluindo sete crianças, desde o início do conflito.
Com o avanço dos russos pelo território ucraniano, milhares de pessoas já abandonaram o país e estão fugindo para outras nações. Próxima à Ucrânia, apenas, a Polônia já contabilizou que recebeu cerca de 350 mil refugiados. O vice-ministro do interior polonês, Maciej Wasik, em entrevista a uma rádio local, disse que somente nas últimas 24 horas, 100 mil cruzaram a fronteira.
Já cidadãos de outros países estão sendo evacuados. O Brasil já prepara uma operação de resgate de brasileiros para iniciar nesta terça-feira, 1º, com dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A logística é repatriar aqueles que conseguirem deixar a Ucrânia e irem até a Polônia. O Itamaraty estima que cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia, atualmente.
A China também decidiu retirar aproximadamente 600 estudantes de Kiev e da cidade portuário de Odessa, no Sul da Ucrânia, nessa segunda-feira, 28, de acordo com o jornal estatal Global Times. No entanto, o governo estima que há na Ucrânia 6 mil cidadãos a trabalho ou a estudo.
Deixe um comentário