Em Brasília, houve aumento do número de mortes pela doença nos últimos dois meses; Goiás deve tomar a mesma decisão este mês

Em meio à redução do índice de transmissão da Covid-19 no estado do Distrito Federal, índice de 0,64 para cada 100 pessoas, o Governo estadual decidiu liberar na última sexta-feira, 4, o uso de máscaras em lugares abertos. A medida segue a amostra do índice que está baixo, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), que antecipou à medida que estava prevista para próxima semana, por causa dos índices baixos. O Estado de Goiás estuda a liberação para este mês.  Para se ter uma ideia, a pneumonia já se tornou a principal causa de óbitos no Distrito Federal. Enquanto a Covid-19 causou 414 mortes em brasilienses nos dois primeiros meses do ano, a pneumonia tirou a vida de 504 pessoas.  

Com isso, o Estado passou a liberar o uso da máscara em locais ao ar livre, como parques e ruas. “É uma medida que foi tomada por causa dos índices e estão baixos então a gente aguarda que não tenhamos nenhuma nova onda, para que a gente possa voltar ao normal a nossa realidade, sempre conversando com o setor de eventos que poderão ser realizados”, comentou o governador ao ressaltar que, em eventos a partir de 500 pessoas é possível que as pessoas participem, desde que apresentem o comprovante de vacinação. 

O levantamento, de acordo com o Correio Brasiliense, aponta que a Covid-19 matou 414 brasilienses nos dois últimos meses e está abaixo da taxa de óbito em pessoas com pneumonia. A infecção pulmonar, contudo, está ligada à Covid-19 porque aumenta as chances de uma pessoa desenvolver pneumonia.  

Previsão para Goiás 

A previsão da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) é de que a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos deve acontecer ainda neste mês, como já acontece no município de Anápolis. A taxa de ocupação no Estado é de 58% em leitos de UTI e de 28,02% em leitos de enfermaria segundo a última atualização, publicada na sexta-feira, 4. 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES-GO, 5.596.320 de pessoas receberam a primeira dose da imunização. A aplicação de segunda dose ou dose única está em 4.810.802, além de 1.524.409 pessoas já terem sido imunizadas com a dose de reforço. Crianças de 5 a 11 anos são 30,03%.  

São 25.815 óbitos e uma taxa de 2,21% de letalidade no Estado para uma 1.169.274 casos de doença pelo novo coronavírus, além de 787.672 casos suspeitos e em investigação. 310.321 já foram descartados.