O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) negou recurso e manteve impugnado o registro de candidatura de Danilo Gleic Alves dos Santos, candidato à prefeitura de Iporá pelo Partido Liberal (PL), e seu vice Adriano Sena Silva Coutinho (UB).

A chapa é apoiada pelo atual prefeito Naçoitan Leite, que chegou a ser preso no ano passado indiciado por tentar matar a ex-mulher e o namorado dela.

A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base em condenações por crimes de responsabilidade, que tornam Danilo inelegível de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990. Anteriormente, o juiz eleitoral João Geraldo Machado já havia aceitado a impugnação em primeira instância.

Nesse sentido, a defesa recorreu ao TRE-GO, mas o recurso foi negado, indeferindo o registro de candidatura do candidato e de sua coligação “Iporá + Ação e Desenvolvimento”.

Condenações

Conforme o promotor eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, Wessel Teles de Oliveira, Danilo Gleic foi condenado por descumprimento de ordens judiciais e a realização de despesas sem autorização legal.

Mesmo após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conceder uma tutela cautelar para suspender os efeitos de uma das condenações, o TRE manteve a inelegibilidade de Danilo Gleic com base na outra condenação, que permanece vigente.

A defesa entrou com novo recurso, e a decisão ainda aguarda manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral.

A reportagem entrou em contato com Danilo, mas até o momento não tivemos retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia também: