Caminho de Cora Coralina terá investimento de mais de R$ 2 milhões

Ações desenvolvidas pela Goiás Turismo na trilha de longo curso foram repassadas aos novos gestores dos municípios

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, irá investir, a partir deste ano, 2 milhões 117 mil reais na infraestrutura do Caminho de Cora Coralina. Durante reunião virtual, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, apresentou aos novos gestores dos municípios todas as ações voltadas para o atrativo que estão sendo desenvolvidas pela agência. A videoconferência também contou com a participação da Associação Caminho de Cora Coralina.

Os projetos contemplam sinalização e estruturação da trilha, como pontos de descanso e apoio, pontes e passarelas. Toda a documentação já está na Caixa Econômica Federal, que dará o parecer para a execução das obras. A verba é oriunda de emendas parlamentares, via convênio com o Ministério do Turismo.

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de 300 quilômetros que liga Corumbá à cidade de Goiás, passando pelos municípios de Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, além de oito povoados.

Fabrício Amaral falou, durante o encontro virtual, dos esforços feitos em Brasília para viabilizar mais recursos para o Caminho. Ele também abordou o projeto que cria uma Rede Estadual de Trilhas, tendo o Caminho de Goyazes com precursor. O CCC também foi aprovado na segunda etapa pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo para integrar a Rede Nacional de Trilhas.

O presidente da Goiás Turismo abordou, ainda, os esforços para destinação da polícia turística para cuidar da segurança dos turistas. Ações de promoção do atrativo também estão sendo desenvolvidas pela agência e serão anunciadas em breve. Ele pediu o empenho das prefeituras na manutenção e ações de melhorias da trilha.

“O Caminho de Cora Coralina não tem dono. Ela é de todos e tem relação próxima com os municípios. Gera riqueza, renda e oportunidades”, afirmou Fabrício Amaral.

A coordenadora do CCC, Alexandrina Alves, alertou para a necessidade de atualização do acordo de cooperação técnica entre o Estado e as prefeituras. Os gestores irão indicar seus representantes no Comitê Gestor até a próxima semana. Eles irão se reunir semanalmente para traçar o Plano de Trabalho a ser executado nos próximos anos.

O diretor de empreendedorismo da Associação Caminho de Cora Coralina, José Alves de Assis, fez questão de destacar que graças aos esforços de todos os envolvidos a trilha é referência no Brasil. Ele também ressaltou a importância do engajamento das prefeituras no fortalecimento da cadeia produtiva local.

Participaram, também, da reunião, o prefeito de Corumbá de Goiás, Francisco Alessandro Fernandes; o prefeito de São Francisco de Goiás, Cleuton Gomes de Moura; a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia; o prefeito da cidade de Goiás, Anderson Liberato Gouvea; a secretária de Governo de Jaraguá, Patrícia Machado; o secretário de administração de Itaguari, Rafael Soares da Mota; o diretor de Turismo de Cocalzinho, Rodrigo Bento; o diretor de Políticas Públicas de Pirenópolis, Agnaldo Araújo; e demais secretários locais; além do presidente da Associação Caminho de Cora Coralina, Bismarque Villa Real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.