Câmara rejeita requerimento de abertura de impeachment contra o prefeito Vinícius Luz
03 setembro 2020 às 18h33
COMPARTILHAR
A maioria dos vereadores entendeu que o processo não tinha fundamento para prosseguir
O planário da Câmara Municipal de Jataí rejeitou o requerimento que solicitava a abertura de pedido impeachment contra o atual prefeito Vinícius Luz (PP). A maioria dos vereadores – 5 votos contra, 3 a favor e uma abstenção – entendeu que não havia fundamento suficiente para que o processo prosseguisse.
Segundo informações do site da Câmara, o advogado Ceyth Yuami “solicitou abertura de processo de impeachment do prefeito por supostos tráfico de influência, exploração de prestígio e ingerência na administração pública”.
Ainda segundo o site, a Procuradoria Jurídica da Câmara apresentou parecer contrário à aceitação do pedido, “por estar ausente a tipificação de fatos que configuram infrações político-administrativas por parte do chefe do poder executivo municipal”.
Segundo a assessoria do prefeito, o processo do advogado tinha como base a intercessão e apoio do chefe do executivo em relação a uma mãe solo e quatro filhos, em situação de pobreza e vulnerabilidade. No início de agosto, a família seria despejada de sua residência, que está em posse do Município. O prefeito, no entanto, solicitou um prazo maior para garantir assistência da família.
Em entrevista ao Jornal Opção, o prefeito Vinícius, ao comentar a rejeição do requerimento, assinalou que tinha tranquilidade de que o requerimento seria rejeitado porque “o pedido foi um absurdo, ridículo, na verdade, ao me acusar de tráfico de influência porque estava defendendo uma família que estava sendo despejada”.