Câmara de Goiânia pode mudar composição de CEIs

Presidente da Câmara sinalizou, durante sessão, que arranjo de vereadores pode suscitar “questionamentos jurídicos” sobre as comissões de inquérito. Entenda

Presidente Andrey Azeredo | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

O presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo (PMDB), defendeu durante sessão na manhã desta quinta-feira (16/3) que a composição das três Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) aprovadas na Casa podem ser alteradas, caso os blocos parlamentares formados no final do mês de fevereiro se dissolvam.

O assunto foi levantado pelo vereador Izídio Alves (PR), que ficou de fora das articulações que formaram os novos blocos na Câmara. Em plenário, ele lamentou a situação, alegando que os grupos haviam se formado unicamente para garantir representatividade nas comissões especiais, ainda não instauradas.

Com a fala, Andrey reiterou o posicionamento do vereador e disse que, uma vez que os blocos se dissolvam após a implementação dos trabalhos, passam a surgir questionamentos jurídicos sobre a representatividade das CEIs, o que pode resultar na indicação de novos nomes.

“Bloco não necessariamente tem que votar junto, mas temos que falar na existência ou não do bloco. Se o bloco se dissolver depois da formação das CEIs e ficar claro que foi formado com este intuito, tem que ser revista a composição”, alegou o peemedebista.

A possibilidade não agradou parlamentares, que questionaram a fala do presidente. O vereador Alysson Lima, do PRB, disse que, mesmo pertencendo a um bloco, não se sente na obrigação de votar junto aos colegas de grupo e acrescenta que tem a liberdade de deixá-lo, caso seja necessário. “Não vou aceitar bloco de cabresto”, emendou.

O vereador Elias Vaz (PSB) concordou com Alysson e disse que a possibilidade de dissolução de blocos parlamentares não pode prejudicar os trabalhos das comissões. “Naquele momento foi dada a proporcionalidade levando em conta as articulações que foram feitas no momento. Se depois a composição for outra, não se muda a comissão”, explicou.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.