Nome do governador goiano consta na lista de convidados do Planalto para acompanhar o presidente em vistoria às obras de hospital de campanha em Águas Lindas

Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro, presidente da República

O governador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) podem ter primeiro encontro cara a cara neste sábado, 11, em Águas Lindas, após “estranhamento” entre os líderes em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Apesar de ter rompido relações com Bolsonaro no mês passado, depois de o presidente se posicionar publicamente contra a política de isolamento social defendida pelo Ministério da Saúde, Caiado consta na lista de convidados de vistoria às obras de um hospital de campanha no município do Entorno.

O governador foi convidado formalmente pelo cerimonial do Planalto por ser governador do Estado que abriga um dos primeiros hospitais de campanha do governo montados para receber doentes durante a pandemia. Vale ressaltar que Caiado diminuiu o tom das críticas ao presidente no inicio desta semana, em entrevista ao programa Roda Viva.

A escolha do local foi feita após pedido de apoio do governo de Goiás à União devido à necessidade de atenção especial à Covid-19 na região. O hospital passa a complementar os sistemas de saúde de Goiás e do Distrito Federal.

Hospital

O hospital terá 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores. A área construída será de 115×30 metros, além de uma área de 20×75 metros de suporte, com refeitório e alojamento para os profissionais de saúde.

O contrato com a empresa especializada é de quatro meses, com oferta de uma equipe mobilizada para a manutenção durante o período. O valor total é de cerca de R$ 10 milhões, com estimativa de conclusão das obras em até 15 dias.

O Governo de Goiás fica como responsável pela operação, oferta de maquinário hospitalar, insumos e recursos humanos.