Caiado cobra liberação da vacina Sputnik V para o Brasil
08 abril 2021 às 12h10
COMPARTILHAR
O governador de Goiás espera que haja uma decisão por parte da Anvisa nos próximos sete dias
Diante da escassez de vacina contra a Covid-19, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) cobra a liberação do imunizante produzido pela Rússia, Sputnik V, que segue sem previsão de ser usada pelo Ministério da Saúde.
“Tivemos uma reunião com a Anvisa de mais de 3 horas anteontem, disse que se nós temos uma oferta de 11 milhões de doses da Sputnik V não tem sentido dizer que a Anvisa ainda não chegou em uma conclusão de análise sendo que ela está sendo aplicada em 58 países”, afirma.
Caiado aponta a dificuldade que pode estar relacionada a burocracia no processo da Anvisa. “Será possível que as agencias sanitárias dos 58 países não tem credibilidade de ter feito essa análise? porque não liberar a vacina? a burocracia […] eu respeito a Anvisa, mas estamos numa situação emergencial, essas agencias também são responsáveis e tem condições de analisar e liberar a vacina levantando as contraindicações que ainda não teve nenhuma apontada por nenhuma dessas agencias”, destaca.
Para o governador, é preciso defender a oferta de vacinas e aguarda uma decisão nos próximos dias. “As outras vacinas que compramos só tem disponibilidade para o segundo semestre e a Sputnik tem para agora. Acredito que nos próximos sete dias a Anvisa tende a liberar a importação da sputnik V”, conclui.