Buscas sobre transtornos mentais no Google têm alta de 98% durante pandemia
21 setembro 2020 às 07h28

COMPARTILHAR
Das três perguntas mais buscadas em 2020 com a expressão “como lidar”, duas estão relacionadas a ansiedade e depressão

Dados do Google apontam alta de 98% nas buscas sobre transtornos mentais em 2020, em comparação com a média verificada nos dez anos anteriores. A pergunta “como lidar com a ansiedade” teve crescimento de de 33% em relação à 2019. A apuração foi feita pelo jornal Estadão.
Das três perguntas mais buscadas em 2020 com a expressão “como lidar”, duas estão relacionadas a ansiedade e depressão. Também bateu recorde o interesse dos brasileiros pelo questionamento sobre o que é a felicidade. Em junho, a pergunta teve o maior número de buscas dos últimos oito anos.
O coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, afirmou que muitos usuários enxergam a plataforma como oportunidade de se informar sobre questões pessoais e íntimas sem passar por julgamentos.
“Alguns ficam constrangidos em falar sobre certos assuntos até mesmo com pessoas próximas e usam o Google para buscar mais informações. Se isso já acontecia antes, com o isolamento ficou mais intenso” disse o coordenador para o Estadão.
Pires ainda ressaltou que o Google tem aprimorado algoritmos e feito parcerias com especialistas para dar informações de qualidade e confiáveis sobre saúde. “A ideia é priorizar fontes oficiais, autoridades no tema” acrescentou.