Buscas sobre transtornos mentais no Google têm alta de 98% durante pandemia

Das três perguntas mais buscadas em 2020 com a expressão “como lidar”, duas estão relacionadas a ansiedade e depressão

Foto: Reprodução

Dados do Google apontam alta de 98% nas buscas sobre transtornos mentais em 2020, em comparação com a média verificada nos dez anos anteriores. A pergunta “como lidar com a ansiedade” teve crescimento de de 33% em relação à 2019. A apuração foi feita pelo jornal Estadão.

Das três perguntas mais buscadas em 2020 com a expressão “como lidar”, duas estão relacionadas a ansiedade e depressão. Também bateu recorde o interesse dos brasileiros pelo questionamento sobre o que é a felicidade. Em junho, a pergunta teve o maior número de buscas dos últimos oito anos.

O coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, afirmou que muitos usuários enxergam a plataforma como oportunidade de se informar sobre questões pessoais e íntimas sem passar por julgamentos.

“Alguns ficam constrangidos em falar sobre certos assuntos até mesmo com pessoas próximas e usam o Google para buscar mais informações. Se isso já acontecia antes, com o isolamento ficou mais intenso” disse o coordenador para o Estadão.

Pires ainda ressaltou que o Google tem aprimorado algoritmos e feito parcerias com especialistas para dar informações de qualidade e confiáveis sobre saúde. “A ideia é priorizar fontes oficiais, autoridades no tema” acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.