Brasileira está entre os dez melhores estudantes do mundo; conheça

Alagoana Ana Júlia Monteiro concorre ao Global Student Prize 2021. Concurso da Unesco analisa aluno com maior impacto na aprendizagem, na vida dos colegas e na sociedade

Ana Júlia Monteiro está entre dez finalistas do Global Student Prize 2021. | Foto: arquivo pessoal

A brasileira Ana Júlia Monteiro, de 18 anos, foi selecionada para concorrer ao Global Student Prize 2021, uma espécie de “Nobel da Educação”. A alagoana está entre os dez finalistas do concurso, que premiará o vencedor com US$ 100 mil. O resultado será divulgado no dia 10 de novembro, na sede da Unesco, em Paris, na França.

A premiação tem participação da Unesco e visa escolher um aluno que teve impacto na aprendizagem, na vida de seus colegas e na sociedade. Ana Júlia foi selecionada entre mais de 3500 inscritos de 94 países.

Estudante do 3º ano de Ensino Médio da Escola Industrial de Educação Básica do SESI Abelardo Lopes, em Maceió, Ana Júlia participa de projetos de robótica desde seus 12 anos. A alagoana já participou de mais de 20 campeonatos desde então.

Ana Júlia, aos 13 anos, foi co-fundadora da primeira equipe de competição robótica da escola. Dois anos depois, o time venceu a etapa regional da First Lego e ficou em 10º lugar no nacional. O ato da estudante chamou atenção na cidade. Com a alta demanda, Ana Júlia elaborou um guia de programação de 100 páginas para orientar aqueles que desejam participar de competições.

Dois projetos da equipe da estudante tiveram destaque: um de telha sustentável, feita com casca de sururu, um molusco bastante comum na região, e outro sobre um mecanismo feito para aumentar a produção leiteira em área de subsistência. Neste, a água do gado é oxigenada com energia eólica.

Com intenção de desenvolver pesquisas, Ana Júlia quer estudar nos Estados Unidos. Mesmo assim, a estudante pretende voltar para o Brasil e fazer mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.