O Ministério Público de Goiás (MPGO) indicou dois procuradores de Justiça para a vaga do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Benedito Torres Neto e Ivana Farina Navarrete disputam a vaga aberta pela saída de Laurita Vaz, também goiana e vinda do Ministério Público Federal (MPF).

Benedito e Navarrete disputam a vaga reservada a lista sêxtupla organizada por antiguidade das membras e membros na carreira do MPGO. Farina ingressou em 1989 e Benedito, em 1990.

Lista Sêxtupla

Cada unidade do Ministério Público brasileiro forma sua própria lista com até seis nomes de membros indicados para concorrer à vaga destinada ao MP.

De posse das listas, os membros do STJ reduzem o número de candidatos a apenas três nomes entre os indicados de todo o País. Cabe ao presidente da República a nomeação de apenas um dos três finalistas. Somente membros do MP podem concorrer, uma vez que a vaga é do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público.

O procurado de Justiça Benedito Torres Neto é atual presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), cargo para o qual foi eleito pela sexta vez. Também foi Procurador-Geral de Justiça de Goiás em duas ocasiões e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

Ivana Farina Navarrete também foi presidente da AGMP, duas vezes Procuradora-Geral de Justiça de Goiás e presidiu o CNPG.

Leia também:

Ministra do STJ indicada por Lula reabre inquérito bilionário envolvendo a J&F

Três procuradores goianos se inscrevem em lista para vaga no STJ