A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a mudança de bandeira da energia elétrica a partir de dezembro. Agora, a bandeira passará para a verde, o que fará com que a conta de luz fique mais barata aos brasileiros.

Tarifas tiveram cobrança adicional em novembro, por conta da bandeira amarela. Agora, não terá mais a cobrança de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A mudança vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Segundo a Aneel, houve melhoria nas condições de geração de energia. Isso foi impulsionado pelo período chuvoso, que favoreceu a geração de energia hidrelétrica, diminuindo o custo de geração de energia.

A bandeira ficou verde ente abril de 2022 e julho de 2024. Na época, ela foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.

O sistema foi criado pela Aneel em 2015 e vigora de acordo com as condições para geração de energia elétrica no país. O objetivo é indicar aos consumidores os custos da geração da energia elétrica no Brasil. Quanto pior as condições, mais cara a energia fica.

Leia também

Falta de regulação e omissão da União criam risco de crise energética no Brasil, dizem especialistas