Bahia é o principal destino dos viajantes goianos no verão
02 janeiro 2020 às 11h09
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Estudo realizado pelo Ministério do Turismo mostra que Ceará e Alagoas também estão entre os estados preferidos dos turistas da região Centro-Oeste
Os atrativos turísticos dos estados da Bahia, Ceará e Alagoas foram os mais procurados pelos turistas da região Centro-Oeste para o período do verão. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O levantamento trouxe, ainda, um perfil desses viajantes, apontando que 46,2% deles procuraram destinos onde possam aproveitar os momentos de lazer com sol e praia, e que quase metade (48,4%) irão viajar em família.
Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 15,2% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 55,3% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 58,3% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Centro-Oeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.
Goianos preferem os destinos baianos
Quando observamos por estado, os turistas goianos e sul-mato-grossenses preferiram os destinos baianos. Já os brasilienses pretendem visitar os atrativos cearenses. No Mato Grosso, os clientes dessas agências buscaram no estado de Alagoas o descanso no verão.
Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.
O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.