Aposta do PROS para deputada federal pode se tornar inelegível antes da campanha

Pastora Cida, que é vice-prefeita de Planaltina, teve o mandato cassado no último ano em primeira decisão

Lincoln Tejota e Pastora Cida | Fotos: Reprodução

A vice-prefeita de Planaltina de Goiás, Maria Aparecida dos Santos, a Pastora Cida, confirmou na última terça-feira (17/7) a sua pré-candidatura como deputada federal pelo PROS. Escolhida como nova aposta do partido, Cida pode se tornar inelegível antes mesmo do início oficial da campanha.

Em setembro do último ano, o juiz Alano Castro, da 44ª Zona Eleitoral, cassou os mandatos do prefeito de Planaltina de Goiás, David Alves, conhecido como Dr. Davi (PROS), e da pastora Cida. Junto do proprietário da Viação Expresso Planaltina, que foi multado em R$ 31 mil, os dois utilizaram bens e serviços do município para comprar votos para as eleições de 2016.

Segundo a apuração do Ministério Público, eles promoveram reunião com funcionários da Viação Expresso Planaltina, que é concessionária do transporte coletivo na cidade. Na ocasião, os então candidatos garantiram aos trabalhadores que eles seriam mantidos nos cargos e que alguns desempregados que também estavam presentes seriam contratados pela empresa.

O processo ainda corre no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) após recursos, mas a decisão precisa ser tomada antes do prazo final para requerimento de registro dos candidatos. De acordo com especialistas ouvidos pelo Jornal Opção, como a propaganda eleitoral é permitida a partir do meio de agosto, a expectativa é que a decisão seja tomada já na próxima semana. Caso o Tribunal mantenha o texto, a vice e o prefeito ficam inelegíveis por oito anos, a partir de 2016.

Cida foi a substituta do PROS após o deputado estadual Lincoln Tejota deixar a disputa para ser pré-candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado (DEM). Procurada, a assessoria do deputado e presidente do Pros em Goiás não se pronunciou sobre o processo. Bruno Pena, advogado da vice-prefeita, disse que o julgamento está em curso e que a elegibilidade será mantida.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.