A Polícia Científica do Estado de Goiás finalizou nesta quarta-feira, 8, o Laudo de Perícia Criminal referente ao acidente entre uma van escolar e um caminhão carregado com 32 cabeças de gado na GO-518, em Córrego do Ouro, ocorrida em junho deste ano. Contudo, as conclusões definitivas sobre a dinâmica do acidente que resultou na morte de cinco jovens ainda dependem da realização de um exame complementar de Reprodução Simulada dos Fatos (Reconstituição).

O procedimento já foi solicitado pela Autoridade Policial e somente pôde ser formalizado após a finalização do laudo pericial.

Paralelamente, a perícia já identificou diversas irregularidades nos veículos envolvidos. Primeiramente, o número do chassi da carroceria do caminhão não foi localizado, o que gerou indícios de adulteração. Além disso, nenhum dos veículos possuía tacógrafo, equipamento de registro obrigatório por lei. A Agência Goiana de Regulação (AGR) também constatou que a van não possuía autorização para transporte intermunicipal e sequer estava cadastrada nos órgãos competentes. 

As vítimas fatais foram identificadas como Isadora Castro Neves, de 12 anos, que faleceu por asfixia mecânica e ruptura de traqueia; Ezequiel Souza Oliveira e Lucas Antônio de Souza Dias, de 14 anos, e Izadora Monteiro da Silva, de 12 anos, vítimas de traumatismo cranioencefálico; e Maria Carolina Sabino Alves, de 11 anos, que morreu por asfixia mecânica e ruptura do pulmão direito. Outras sete crianças ficaram feridas e foram inicialmente socorridas ao Hospital Municipal de Buriti de Goiás e ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, recebendo alta posteriormente.

Em nota, a Polícia Científica assegurou que a Reconstituição será executada com a maior brevidade possível, observando os critérios técnicos, científicos e legais que regem a atividade pericial. O laudo já está à disposição da Delegacia responsável pelo inquérito.

Leia também:

Prêmio Pierre Verger celebra 30 anos com mostra de cinema e exposição gratuita em Goiânia a partir desta quinta-feira, 9

Anvisa atualiza vacinas contra Covid-19 para combater novas variantes