Aplicativos permitem acompanhar os resultados das Eleições 2020

Os dois aplicativos do TSE podem ser baixados na Play Store e na App Store de forma gratuita

Ícones dos aplicativos do TSE. │ Imagem: Augusto Araújo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou dois aplicativos para que os eleitores possam acompanhar as eleições municipais de 2020. Através deles, o TSE espera transmitir maior transparência a respeito do processo eleitoral, ao fornecer dados de fácil acesso ao eleitor.

Através do app “Resultados”, você pode acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados. Basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual quer saber o resultado (por exemplo, GO e Goiânia). Feito isso, o interessado pode conferir os resultados da votação para prefeito e vereadores do município em questão.

Depois do encerramento da contagem de votos pelo TSE, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, para que qualquer um interessado possa buscar os resultados sem precisar recorrer a intermediários.

Eleitores podem agora conferir resultado das eleições por meio de aplicativos| Foto: EBC

Já o “Boletim na Mão” disponibiliza ao cidadão uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito. Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção.

Esse relatório é chamado de Boletim de Urna (BU), cujo QRcode que pode ser lido pelo aplicativo, que guardará a imagem no próprio dispositivo móvel (smartphone, tablet, etc.)

O aplicativo possibilita a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a transparência das eleições, ao realizarem a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na página do TSE pós a votação.

Considerando o contexto de pandemia de Covid-19, a utilização do app é ainda mais oportuna, já que substitui o acesso ao boletim impresso pelo digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.